Blagaj um lugar místico da Bósnia e Herzegovina
Abril 5, 2019Blagaj é um refúgio de paz e harmonia com a natureza, a cidade fica bem próxima a Mostar, Blagaj, esta pequena e encantadora cidade da Bósnia e Herzegovina, é um monumento importante da primeira era otomana do país.
A mística da cidade, é o rio Buna, o melhor exemplo de um rio com muito calcário e subterrâneo, ele sai de dentro de uma montanha de pedra com 200 metros de altura, criando o rio Buna, uma beleza sem igual ver um rio sair de dentro da pedra, que local incrível, tem uma parte onde você pode entrar com um barquinho em uma caverna de onde vem a água subterrânea.
Por ser um lugar tão mágico, o sultão otomano ficou impressionado e construiu o monastério Tekija ao lado da montanha nas margens do rio.
O mosteiro Tekija do século XVI foi construído para os cultos, e continua sendo um dos lugares mais místicos de toda a Bósnia e Herzegovina. Ele é aberto a visitantes durante todo o ano.
Antes de chegar ao monastério, na rua há várias lojinhas vendendo potes de mel e souvenirs. Os pratos tradicionais deles são de carne regados com vinho, nós ficamos com muita vontade de ficar por ali e almoçar em um dos restaurantes nas margens do rio, ao lado do monastério e da montanha, mas era muito cedo, fomos logo depois do café da manhã pois estávamos vindo de Mostar e indo em direção a Sarajevo, a capital da Bósnia.
Ainda bem que paramos nessa pequena cidade para ver essa beleza da natureza, um rio subterrâneo que sai de dentro da montanha criando o Rio Buna.
Se for visitar o local tente ir perto a hora do almoço para comer nos restaurantes charmosos dali.
Nessa viagem estávamos fazendo um roteiro pela Bósnia e Montenegro, dois países que nos surpreenderam muito positivamente, em termos de natureza e cultura, viajar só aumenta nossos conhecimentos sobre a vida em geral.