Bonic, l’encantadora ciutat de la Costa Blava
Juliol 5, 2017Niça és una de les principals ciutats de la Costa Blava (a famosa Riviera Francesa), por ser uma cidade bem grande em comparação as outras cidades da costa azul e também ter o principal aeroporto da região, muitas pessoas assim como nós, fazem de Nice uma cidade base para conhecer muitas outras cidades que estão próximas.
Fomos para Nice em uma viagem que passaria por quase toda a Côte D´Azur em 9 dias de viagem, fizemos de base as cidades Marsella, Saint Tropez e Nice, dessas cidades, vam anar a Cassis, Parc Nacional dónes Calanques, Aix en Provence, Cannes, Antibes, Mònaco, Éze, Villefranche, Saint-Jean-Cap-Ferrat e Grimaud.
Em Nice ficamos 3 nits, a cidade é um pouco mais cara que outras cidades da região, por isso decidimos ficar em um apartamento alugado pelo AirBnB, pois era mais barato, conseguimos uma ótima localização, 3 quarteirões da Promenade des Anglais a avenida à beira mar mais famosa da cidade, o bom do AirBnB é que podemos alugar um apartamento com cozinha, assim também diminuímos um pouco os gastos com comida, estávamos de carro e lá também tinha estacionamento incluso.
Hi hem arribat des Marsella, de lá até Nice é uma viagem bem tranquila, fomos por estradas vicinais pois as autopistas tem pedágios, e geralmente essas estradas são bem mais bonitas pois passa por áreas rurais e outras praias, o que torna a viagem ser muito tranquila e com lindas paisagens.
Depois de encontrar com a dona do apartamento AirBnB, que pela primeira vez deixou a gente esperando quase 1 hora pra chegar e entregar as chaves, mas são coisas que acontecem e tentamos não nos aborrecer, fomos direto passear na Promenade des Anglais.
El primer dia, o que fazer em Nice e quais são suas atrações turísticas
A Promenade des Anglais é uma avenida a beira mar, onde estão muitas das principais atrações turísticas de Nice, a começar pela praia de Nice, diferente das praias que estamos acostumados no Brasil e na Espanha a praia de Nice não é de areia fina e branca, lá a praia é de pedras grandes, o que incomoda um pouco para andar e deitar.
Lá as praias estão divididas entre praias públicas que não paga para ir e ficar e praias privadas onde estão instalados os restaurantes e bares, nesse local em frente ao bar você pagará para sentar nas cadeiras ou espreguiçadeiras e terá um serviço de bebida e comida, se essa for sua opção, prepare o bolso, pois nessa região tudo é bem caro.
Continuando pelo calçadão passamos pelo famoso hotel Negresco, um dos hotéis mais chiques e luxuosos da cidade é como um Copacabana Palace, deve ser maravilhoso se hospedar no hotel Negresco ainda mais com a vista incrível que o hotel tem do mar do mediterrâneo.
Na beira mar, tem muitas esculturas, um lindo parque e muitos restaurantes e bares, no final do calçadão tem a Colina do Château, que provavelmente é a principal atração da cidade, para subir na colina pode ir pelas escadas ou por um elevador que é gratuito, porém não fica aberto sempre, nós subimos de elevador e descemos pelas escadas, pois no final da tarde o elevador já estava fechado.
A Colina do Château, tem esse nome pois lá no alto tinha o Castelo de Nice, também conhecido como Castelo da Colina, hoje em dia só têm algumas ruínas do que foi o castelo e de uma igreja.
O que tem lá em cima? Hoje em dia é um lindo parque, com uma fonte que parece uma cachoeira, mas o que é muito bonito mesmo são as vistas panorâmicas da cidade, ali deve ser um lugar impressionante para ver o nascer ou o pôr-do-sol, vimos o começo do pôr-do-sol, até queríamos ficar mais tempo, só que já era tarde e começou a bater a fome e a sede rs.
Paramos para comer e beber em um restaurante perto da Colina do Château, já de volta na avenida a beira mar, paramos no restaurante Meldia, ali têm vários restaurantes e bares, escolha um e aproveite o final da tarde para comer uma boa comida Provençal e não deixe de tomar um vinho rosé, nessa região esse tipo de vinho é muito famoso e muito bom, esses bares não são tão caros quanto os que estão dentro da praia.
Depois de comer e beber, fomos para a praia e compramos mais algumas cervejas em um mercadinho, e lá ficamos até quase meia noite, curtindo o visual da cidade, mesmo sendo começo da primavera estava uma temperatura agradável.
Al segon dia, fomos conhecer outras cidades, vam anar a Cannes e Antibes (veja também os posts sobre esses outras cidades), passamos quase o dia todo em Cannes e no finalzinho do dia demos uma passada em Antibes.
Voltando para Nice, fomos de novo para a praia no finalzinho da tarde.
El tercer dia, também fomos conhecer outras cidades próximas dali, e passamos por Villefranche uma pequena cidade ao lado de Nice, essa cidade é linda, tem um castelo no porto, e uma praia maravilhosa a praia de Marinieres, depois de lá chegamos em Saint-Jean-Cap-Ferrat nessa cidade tem um lindo passeio para conhecer o Palácio e jardim Villa Ephrussi de Rothschild o palácio é estilo Provençal, muito maravilhoso e tem também um jardim dividido em diversos temas muito bonito, fora as vistas que tem para o mar.
Depois de passar por essas duas cidades, o destino principal do dia foi conhecer o luxuoso pequeno país de Mònaco, como o país é muito caro a melhor opção para conhecer lá, é se hospedar em Nice e passar somente o dia em Mônaco, em um dia dá para conhecer bem a cidade.
Na volta de Mônaco para Nice, paramos mais uma vez, e foi em uma cidade medieval no alto da montanha, la ciutat de Èze, ela é toda medieval, suas ruas e casas são de pedra, tem um visual incrível do litoral da Côte D´Azur.
Chegamos em Nice super tarde e cansados dessa longa trip, però va valer la pena, só lembrando que fizemos essa viagem de carro, por isso deu para conhecer tudo isso, se for de trem ou ônibus pode ser que alguma coisa ou outra não dê para visitar.
el quart i darrer dia, ficamos em Nice até o meio da tarde para conhecer as outras coisas da cidade.
Fomos conhecer o centro antigo da vida de Nice, que está ao pé da Colina do Château, nesse caminho passamos por muitos lugares interessantes como o Jardin Albert 1er e a avenida Boulevard Jean Jaurés, nessa avenida têm muitas coisas para conhecer como a Fontaine du Soleil, a praça Promenade du Paillon, isso tudo fomos conhecendo a pé.
Próximo dali tem a Catedral de Nice, é pequena perto de outras catedrais da Europa, mas tem seu charme, também passamos pelo Palácio da Justiça.
Tudo isso está na vila de Nice, onde a cidade começou a ser construída, é um lindo lugar para dar umas voltas nas ruas que fazem parte dessa área da cidade.
Já perto do mar chegando quase na avenida a beira mar, chegamos em uma praça onde estava acontecendo uma feira, e lá experimentamos a Socca, uma massa que parece uma pizza pelo formato, só que é feita de milho é bem gostosa e bem típica da cidade.
Na frente da praça tem a Ópera de Nice, um prédio bem bonito.
Já voltando para o AirBnb fomos conhecer a Catedral Russa que tem em Nice, ela é inspirada na Catedral de Moscou aquela toda colorida que parece um doce de criança, essa de Nice é bonita mas para quem já foi na verdadeira em Moscou, não vai achar tão linda, foi o nosso caso.
Depois de tudo isso já estava na hora de mudarmos de cidade, pegamos o carro e fomos direto para nossa próxima parada em Saint Tropez.
Que delícia de viagem! Nice e região parecem ser maravilhosas 🙂 gostei das dicas e fiquei curiosa com essa “pizza” (sou a louca de provar de tudo jahha()
Gràcies per la visita.
Adoro conhecer e passear por cidades assim. Essa praça com a fonte é linda eim! Ainda não conheço a cidade, quem sabe ano que vem =) bons consells.
O sul da França é uma região que todos devem conhecer.
Nice já é um sonho antigo! Agora será um dos próximos destinos! Adorei o pos e as dicas, vão ser muito úteis no planejamento da minha viagem. petons
Que bom, ficamos felizes em ajudar os viajantes
Quantos lugares lindos!!! O Sul da França é um lugar que me fascina e Nice em especial sempre foi um lugar que sonho conhecer!!! Fiquei ainda mais encantada com seu post! Você me deixou com vontade de visitar o quanto antes…
Então agora é só para uma passagem para Nice.
Eu adoro Nice, realmente é uma das cidades mais encantadoras da Riviera Francesa! Fui e fiquei 2 dies, no fim queria ter ficado muito mais descansado e aproveitando as belezas naturais e urbanas!
Sempre ficamos com um gosto de quero mais né.
Que saudades de nossa viagem para Nice ! :-O E estou precisando tanto de sol e praia… jajaja… preciso voltar para Cote d’Azur, que coisa mais linda.
Sol e praia sempre precisamos, nós amamos também.
Nice parece um roteiro maravilhoso! Adorei a riqueza de detalhes do seu artigo! petó, qjo
Gràcies per la visita
depois desse post botei nice no meu roteiro pela frança em junho! já esotu ansiosa, que cidade encantadora ! vou botar o marido pra praticar o francês ahahah
Bon viatge, adorará a cidade.
Acredita que quando visitei Nice a cidade não me encantou!? Agora olhando para trás, se calhar, devia regressar para ver com outros olhos. Talvez tenha sido só uma má experiência.
A cidade é bonita, tem que voltar para conhecer melhor.