Gozo, uma das Ilhas mais famosas e lindas de Malta
Novembro 30, 2017Gozo é uma das ilhas que formam o país de Malta, no total são 5 ilhas que formam esse país, o qual está no meio do Mar Mediterrâneo, as principais ilhas são: Malta, onde está a capital Valeta, é a maior ilha, Gozo a segunda maior, Comino que é muito conhecida pois é onde fica a Blue Lagoon, e as outras duas ilhas, não são habitáveis.
A maioria dos transportes chegam na Ilha de Malta, lá está o porto e o aeroporto, e como faz então para ir a Gozo? As duas ilhas são ligadas por um serviço de ferry boat que custa mais ou menos 11 euros para ir e voltar, e você só paga na volta.
Fomos para lá quando fizemos uma viagem de 8 dias por Malta, e um dos dias passamos o dia inteiro na Ilha de Gozo.
O que fazer na Ilha de Gozo e quais são suas principais atrações?
Como escolhemos passar o dia inteiro nessa ilha, fomos bem cedo para pegar os primeiros ferries, antes fizemos um roteiro com os lugares que queríamos visitar na Ilha, e assim o seguimos.
Começamos a visita pela Cittadella Victoria, uma antiga cidade medieval no meio da ilha de Gozo, um lugar muito bonito, não precisa pagar para entrar, somente em uma parte que não fomos, a Cittadella é uma cidade amuralhada com diversas torres, castelo, igreja e ruas de pedras e até uma antiga prisão, ficamos lá por quase 2h e gostamos muito.
Nossa segunda parada foi conhecer uma igreja imensa no meio do nada, chamada Ta’ Pinu, logo na entrada tem um lindo mural com a passagem da via cruz de Jesus, é a igreja mais linda do país, é um lugar obrigatório para dar uma parada.
Depois de lá fomos para a famosa Azzure Window, que no começo do ano ruiu com umas ondas gigantes que atingiram essa famosa atração, a Azzure Window era uma pedra furada pela ondas do mar, como se fosse uma ponte, hoje em dia é possível ver somente as pedras que formavam essa maravilha.
Mas ainda vale muito um visita, pois o lugar é muito bonito e tem bem ao lado o Blue Hole, um buraco com a água do mar, a água do mar entra por uma fenda na rocha (uma caverna) onde muitos vão para mergulhar, o Blue Hole tem uma pequena praia (de pedra), e dá para ir nadando até a fenda e entrar na caverna.
Depois de ver essas 4 atrações já estava na hora do almoço, e uma pessoa que acompanha nosso blog e morou em Malta, nos indicou um restaurante para irmos, o The Stone Crab, um restaurante na frente de uma baía, com uma comida deliciosa, o prato principal de Malta é o coelho, ao lado do restaurante tem uma pequena trilha para ver a paisagem do lugar do alto de uma montanha. O restaurante tem um bom preço e depois ou antes de almoçar não deixe de fazer essa pequena trilha para ver a paisagem.
Continuando nosso passeio fomos no lugar mais lindo da Ilha, o Wied il-Għasri, é um braço de mar que forma uma fenda entre pedras imensas e no final uma pequena praia de pedras, é muito lindo, vejam a foto do lugar, pois descrever essa beleza é uma tarefa impossível, ficamos lá um bom tempo curtindo a vista do lugar.
Ali ao lado tem umas regiões de mineração de sal do mar chamado de Salt Pans, só demos uma passada de carro por lá.
O seguinte destino foi uma caverna, que tínhamos visto fotos dela, só que erramos o lugar e fomos em outra caverna a Calypso Cave, uma antiga caverna romana que hoje em dia está fechada por causa do perigo de erosão, lá tem um linda vista panorâmica da praia de Rambla Bay Beach.
A caverna que queríamos ter conhecido é a Tal-Mixta Cave, que fica do lado oposto da Calypso, do outro lado da praia, uma pena pois a vista de lá parece ser mais bonita que da Calypso Cave, e só descobrimos que erramos a caverna quando estávamos na praia e já estava tarde para irmos e deu preguiça rsrs.
A praia de Rambla Bay Beach, também conhecida como praia vermelha, é a praia mais importante da Ilha ela é bonita e grande, ficamos lá para curtir o final da tarde.
Quando a noite chegou, já era hora de voltarmos para a Ilha de Malta onde estávamos hospedados na cidade de Buġibba, e ainda tínhamos a travessia de ferry para fazer.
Simplesmente amamos Gozo, quem vai para Malta tem que ir, vale muito a pena conhecer.