Kotor a cidade medieval mais bonita de Montenegro
Junho 5, 2019O que fazer em Kotor a cidade medieval mais bonita de Montenegro, situada na costa norte do país, junto a lindíssima Baía de Kotor, um paraíso em Montenegro, a cidade mais conhecida e visitada, está bem perto da fronteira com a Croácia, muitos turistas que vão para Dubrovnik, esticam a viagem e vão até lá.
Nós fomos conhecer Kotor, numa viagem que fizemos toda a costa de Montenegro do sul ao norte, e ainda tínhamos visitado também algumas cidades da Bósnia e Herzegovina.
Kotor é uma cidade medieval toda murada no litoral da Baía de Kotor, uma cidade que te faz voltar ao tempo, com suas ruas de pedras e construções de séculos passados.
A cidade, antigamente chamada de “Cattaro” fazia parte da República de Veneza quando alcançou seu maior esplendor, mas já passou por diferentes invasões e outros domínios por estar numa região estratégica do mar adriático. Dessa época ficaram alguns dos mais belos edifícios do centro histórico e as impressionantes muralhas e fortificações do Castelo de San Juan. Entre na cidade por uma de suas três portas medievais e caminhe entre suas ruas estreitas fará com que você duvide se ainda está em Montenegro ou se em algum canto você pegou uma máquina do tempo e chegou à poderosa República de Veneza ou Ragusa, nome antigo da região. Há muitas coisas para ver e fazer em Kotor, em sua caminhada você não pode deixar de passar pela Praça de Armas com a sua Torre do Relógio, a Igreja Ortodoxa de São Lucas, 1195 ou a Catedral de São Trifón, 1166. Mas existem outras igrejas, mosteiros, palácios e edifícios que você vai passar e se surpreender.
O que fazer em Kotor e quais são suas atrações turísticas?
Nós ficamos hospedados em outra cidade, pois as opções de hotéis em Kotor eram mais caras, ficamos em Muo, na frente de Kotor, uma cidade que também está a beira da Baía de Kotor, apenas 5 Kms de distância da cidade, dá para ir a pé para lá, ou estacionar em alguns dos estacionamentos que tem fora da muralha de Kotor. O hotel que ficamos em Muo e recomendamos é o Apartmani Markovic, bem bonito, barato, limpo, com cozinha, e um terraço de frente com vista para a linda Baía.
Muo por estar do outro lado da Baía, tem um vista completa de toda a cidade de Kotor, e da sua gigantesca muralha.
Nós fomos para a cidade de Kotor de carro, mesmo ela estando perto de Muo, fizemos isso para poupar energia para percorrer o caminho íngreme que serpenteia ao longo da colina atrás de Kotor, este caminho ou trilha, é fácil mas são quase 1.500 degraus para subir, o que cansa bastante, mas vale a pena, nós entramos na cidade por um dos seus 3 portões, este do lado direito se chama portão Gurdic Bastion e fomos direto fazer a trilha da cidade até a Fortaleza de Kotor, passamos pelo Castelo de São João e por igrejas. Vá preparado para uma subida de muitas escadas, ruas pavimentadas, muros e paragens. Mas as vistas dos mirantes e da própria caminhada são espetaculares, no meio do caminho tem vendedores de água, no calor não tem como não parar para beber água.
Como falamos, no caminho até o topo passamos pela Igreja da Nossa Senhora da Saúde e Igreja de São João de Kotor.
No alto da muralha e do caminho está a Fortaleza de Kotor, ou as ruínas da fortaleza, um lugar com a vista mais bonita da cidade e da baía.
Depois de subir a trilha da muralha que levamos 1 hora para subir e uns 45 minutos para descer, fomos conhecer a cidade que também tem muitas atrações turísticas de Kotor como a Catedral de São Tryphon
Vá se perdendo pelas ruas medievais e estreitas da cidade é conhecendo seus pontos, passamos e visitamos a Igreja de São Miguel.
A cidade tem muitas torres, casas medievais, palácios e muitas igrejas como Saint Nicholas Church e Igreja de St. Mary Collegiate.
Depois de uma parada para almoçar em um dos diversos restaurantes da cidade, escolher é difícil, pois tem muitos lugares bons para comer, a comida não é cara, Montenegro para os padrões da Europa é um país bem barato.
Já descansados fomos conhecer o restante da cidade, fomos na Ponte e portão Škurde, que está do lado externo da cidade, onde entramos, a ponte está sobre um pequeno rio que desce das montanhas que rodeiam a cidade.
Lá também está uma das maiores partes da muralha e tem a Torre sineira, que tem um restaurante junto a torre, não foi no que comemos, parece que ali também está uma balada da cidade.
O Portão principal de Kotor chamado de portão para o mar, está bem no meio da cidade, onde tem um dos estacionamentos pagos para deixar o carro.
A Baía de Kotor, o fiorde mais ao sul da Europa é o maior em toda esta área, com 28 km de comprimento. A natureza da baía é incrível! Esta entrada de água, que era a cratera de um vulcão na antiguidade, por ser uma baía bem grande, todos os dias chegam diversos navios de cruzeiro que fazem esse roteiro do Mediterrâneo, o que favorece muito o turismo local, mas deixa a cidade com muitos turistas, se você for de cruzeiro veja se terá tempo suficiente para fazer a trilha da muralha, pois a maioria deles ficam poucas horas ancorados.
Se você não vai de navio, saiba que tem diversos passeios para explorar os fiordes da Baía de Kotor, passeios de barco de um dia, você pode desfrutar desta maravilha natural de Montenegro. As paradas são: uma na caverna azul, onde você pode tomar banho e outra na bela ilha de Nossa Senhora das Rochas que está em frente a outra linda cidade a Baia de Kotor, a cidade de Perast.
Na baía não tem praias, só pequenos lugares de banho com solários, mas se você ama praia assim como nós, tem 3 opções perto muito boas, que são: Žanjic Beach, Mirišta Beach e Beach Pržno, são lindas, se tiver mais tempo vá até a praia mais bonita de Montenegro, a Praia de Sveti Stefan.
Que lugar mais fantástico! Eu não conhecia Kotor, mas com certeza é um destino fantástico pra ser incluído em uma viagem pela Europa hem! É muito caro?
Não Montenegro é um país bem barato perto de outros lugares da Europa.
Caraca, que visual incrível! Kotor é linda demais mesmo. Essa mistura de cidade medieval com a natureza é show. Adorei conhecer!
Uma das cidades medievais mais bonitas da Europa
Conheci a cidade de Kotor este Inverno. Fiquei impressionada. Cidade linda e com um ambiente maravilhoso.
Uma cidade encantadora.
Kotor é realmente maravilhosa, nós adoramos. Caminhar e subir as ruinas para ver a baía e a cidade murada é um passeio que vale muito a pena.
A subida cansa mais é a vista é maravilhosa.