Remittance / Mittens pecuniam foris, sunt obici ab IR *
Ianuarii 15, 2016Guys, ficamos sabendo agora a pouco que as remessas ou envio de dinheiro para o exterior foram tributadas pelo imposto de renda em até 25% (esse valor pode ser até maior) e* 1 Ianuarii 2016.
Fomos fazer uma transferência de dinheiro do Banco do Brasil para a Western Union, e o banco informou que devido a não prorrogação do prazo estabelecido pela Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.214/2011, ex 01/01/2016, as remessas para o exterior, via canais de autoatendimento, ficam limitadas a ordens do tipo Swift para de mesma titularidade, sobre as quais não incide imposto de renda.
Ex 01/01/2016 a Receita Federal voltou a cobrar Imposto de Renda das transferências para o exterior, exceto Swift de mesma titularidade. As outras ordens Swift para outros titulares e western union para qualquer titularidade serão tributadas de 15% autem 25% do valor total da transferência. As regras dessa porcentagem da tributação ainda não estão bem claras.
Com essa notícia, fomos atrás de informação, se realmente isso era verdade, pois não ouvimos ninguém falar sobre isso, e infelizmente é mesmo, segundo matérias publicadas na Folha de São Paulo (clique aqui para ler a matéria) e na Globo revista Época (clique aqui para ler a matéria).
Isso é muito ruim, para todos os Brasileiros que vivem no exterior.
Hoje dia 26/01 a receita federal confirmou que a remessa de dinheiro para o exterior tem a tributação de 25% no imposto de renda. Leia matéria na integra na UOL
Confirme informado na matéria a melhor forma de não pagar o tributo é utilizar o Cartão de Crédito ou o Travel Money.
Galera hoje dia 02/03/2016 novamente alteraram a lei/imposto, veja no novo post.
Sapiens, ex TransferWise hoc est facillimum, Velox, tutus et optimus permutatio nummorum et nummorum conversio vide quomodo operatur, e fuja de taxa e IR abusivos.