
Briuselis, Belgijos sostinė ir jos žavesys
Sausio mėn 20, 2016Bruxelas a bela capital da Belgija, o país das melhores cervejas e dos melhores chocolates, a cidade é muito agradável, bonita, repleta de arte, história e com diversas atrações turísticas. E ainda por cima, pertinho de um monte de cidade legal! Inclusive Paris e Amsterdam.
Fizemos essa Trip para Bruxelas, saindo de Dublin, cidade onde moramos atualmente, nessa viagem fomos também para Naudotas (pamatyti įrašą) e para Liuksemburgas (pamatyti įrašą), essas duas viagens fizemos de trem, num bate e volta, nossa base foi em Bruxelas.
mes pasiliekame 4 dias na trip, pois chegamos à noite, e foi um dia para cada cidade, falando em nossa chegada, o voo de Dublinas į Briuselį, era para chegar ás 20hs, mas por causa da chuva forte em Bruxelas, o avião teve que ficar dando voltas, até o tempo melhorar e o aeroporto reabrir, com isso chegamos com 2 horas de atraso e pegamos uma fila imensa na imigração de não Europeus, apesar de eu ter passaporte Europeu, a Pri ainda não tem, então temos que pegar essa fila, a fila demorou muito, e algumas pessoas na nossa frente foram levadas para uma salinha da imigração, a vigilância lá está bem rigorosa, isso foi antes dos atentados de Paris (em novembro de 2015), agora deve estar bem pior. Depois de mais de 1 hora de fila, passamos sem problemas pela imigração, só que com toda essa demora, saímos do aeroporto ás 23:10 mažiau ar daugiau, nossa ideia era pegar um trem, ou ônibus, como sempre fazemos, mas por causa desses imprevistos e por ter uma fila para comprar o bilhete, acabamos pegando um táxi, e nos arrependemos disso até hoje!! O táxi mais caro que já pagamos na vida, 70 eurų!! Foi quase o que pagamos nas nossas 2 passagens de avião !!Ida e volta de avião para nós 2, mes mokame 79 eurų, vos nenumirėme iš širdies, vendo aquele taxímetro rodando parecendo uma máquina de cassino, mas são coisas que fazem parte da viagem e como aprendizado, táxi NUNCA MAIS rsrsrs!!
Mas depois descobrimos que o valor do táxi fica caro assim, depois das 22h, antes parece que é mais normal, mas não vamos pagar pra ver…
O que fazer em Bruxelas e quais são as principais atrações de Bruxelas
Chegamos no hotel mortos de cansados, e no dia seguinte pela manhã, nuvykome į Naudotas, vaziavome traukiniu(veja a lista de empresas de trem), mažiau ar daugiau 15 eurų asmeniui į abi puses, na volta de lá chegamos no finalzinho da tarde, mas no verão o sol se põe bem tarde, com isso aproveitamos e fomos conhecer a região antiga da cidade o centro e a praça grande, amamos essa praça.
Visitamos todos os monumentos dessa região, o menino que faz pipi, alguns dias ele fica com roupas diferentes e lógico, lotado de pessoas em volta para tirar foto, a praça grande, e outros lugares alí em volta, mais abaixo tem a lista de atrações da cidade.
A grande praça (Grand Place), também chamada de Praça do Mercado, onde acontecem todos os principais eventos de Bruxelas. Rodeada de prédios históricos remanescentes dos séculos XV e XVI, com mercado de flores pelo chão e rodeada de restaurantes com mesas nas ruas, e ainda a prefeitura da cidade. Com a vantagem adicional de, se você estiver visitando a cidade em alguma data festiva, poderá também apreciar a decoração que a transforma num imenso tapete florido.
Nessa volta aproveitamos para comer o maravilhoso waffle, lá tem milhares de lojas de chocolate e waffle, escolha uma ou mais e se mate de comer o chocolate belga, que nem nós fizemos, labai gerai!!
Perto da grande praça, está o famoso Café Delirium, que não tem nada haver com tomar café, pelo contrário, é uma cervejaria enorme, com vários andares, da famosa cerveja Delirium e nesse bar tem mais de 3.000 rótulos de cervejas do mundo, jau toje kitoje mums pažįstamoje šalyje 3.000 rótulos!!Para quem ama cerveja como nós, tai per daug!!Alguns são chopp, outros são garrafas, tem para todos os gostos, tem teores alcoólicos normais, mas tem teores altíssimos também, tem que prestar atenção, fomos 2 vezes lá, a primeira foi na volta do passeio para Bruges, e no último dia também. A cervejaria fica perto da estação de trem que vai para o aeroporto, tem um bom preço, ainda mais tendo essa variedade imensa de cerveja, nós tomamos pelo menos umas 6 marcas cada um (queríamos tomar todas, mas não dava rsrsrs). Lá também tem o famoso menu das cervejas, que na verdade é um livro bem grosso, com todas as marcas de cerveja, teores alcoólicos e do que são compostas, muitos compram o menu para levar de recordação.
Na primeira vez, ficamos um tempão lá, saímos para comer um kebab e aproveitamos para ver o centro todo iluminado. Lindo!!
No segundo dia fomos para Liuksemburgas, novamente de trem, apie 30 eurų vienam asmeniui į abi puses, diferente de Naudotas, a viagem é meio longa, netoli 2:45h, mas vale muito a pena conhecer a cidade. Nesse dia voltamos bem tarde e fomos direto pro hotel, mas tivemos um certo problema para voltarmos ao hotel, pois reservamos um hotel que era bom, mas longe do centro, o metrô já estava fechado, foi complicado achar o ônibus correto e nossa bateria do celular tinha acabado, mas fizemos de tudo para não pegar o táxi da fortuna!! Então tente ficar perto da praça grande, é o melhor local para se hospedar.
O último dia deixamos para conhecer as outras partes de Bruxelas, fomos no Átomo que fica num parque afastado do centro, fomos para lá de metrô, o Átomo é muito legal, com uma vista sensacional da cidade, o tempo estava ótimo, é um passeio diferente, lá também tem um grande parque e a mini Europa, (monumentos mais importantes da Europa, em miniatura), mas é muito caro, vimos esse local do mirante do Átomo, pois não achamos que valeria a pena pagar, para entrar lá.
Voltamos para o centro da cidade, nuvykome į Parque do Cinquentenário, no Museu Real das Forças Armadas, no Museu Koninklijke Musea voor Kunst en Geschiedenis, são lugares muito bonitos.
Depois de lá fomos ao Parque de Bruxelas, também muito lindo, na frente dele tem o Palácio Royal de Bruxelas.
Bem ao lado, tem a maravilhosa Catedral de Bruxelas.
De lá voltamos para o centro, para almoçarmos o Mussels, não deixem de comer o principal prato de Bruxelas a capital da Bélgica, os mexilhões com molho, servidos com batata frita, tinha em quase todos os restaurantes que passamos, nós comemos num perto da praça principal a Grande Praça de Bruxelas. Excelente!! mums papietavus, fomos novamente para o Café Delirium, mas ficamos só umas 2 valandų, pois já era a hora da partida.
Principais atrações turísticas da cidade, o que fazer em Bruxelas:
Grande Praça (Grand Place)
Museu Real das Forças Armadas e da História Militar
Átomo
Mini-Europa
Palácio Royal
Katedra Catherine
Estátua do Menino fazendo pipi (Manneken Pis)
Café Delirium