
Ostrog kloster, klosteret som er innebygd i fjellet
Kan 1, 2019O Monastério de Ostrog, fica incrustado nas montanhas de Montenegro, um dos pontos turísticos mais visitados do país depois da costa, lá vão muitos turistas e peregrinos.
Nós passamos por lá quando estávamos indo de Sarajevo, hovedstaden i Bosnia og Herzegovina, em direção a capital de Montenegro, Podgorica, fizemos um roteiro pelos dois países no verão europeu.
Som vi kommenterer, o monastério de Ostrog é o principal lugar de turismo religioso dos países Balcãs, está há 900 metros de altura da planície de Bjelopavlici e do vale Zeta, com isso temos além do monastério uma linda vista do vale e as paisagens de Montenegro.
Ostrog foi construído no século XVII pelos Turcos, foi construído dentro da montanha, praticamente esculpido na pedra, o local foi escolhido devido estar afastado de tudo.
No topo do mosteiro de Ostrog é a caverna que guarda o túmulo e os restos de São Basílio um dos religiosos que ajudou na construção. Após sua morte em 1761 a igreja santificou-o como Sveti Vasilije (São Basílio d’Ostrog), reconhecendo supostos milagres, mantendo seus restos mortais em um relicário na igreja caverna da Mãe de Deus.
O monastério não se paga para entrar, só paga se você quiser colocar umas velas para fazer orações ou comprar os souvenirs religiosos. Além do local especial para colocar as velas, pois o monastério já pegou fogo por causa das velas, tem uma bica de água benta.
Ostrog tem um estacionamento bem perto, só terá que andar uns 10 minutos de escadas, mas quem tem dificuldade para caminhar ou está com crianças pequenas pode parar em um outro estacionamento mais próximo.
Ficamos lá por umas duas horas e aproveitamos para almoçar em um restaurante bem perto da base da montanha, o restaurante também é um hotel para quem vai visitar o monastério, o hotel restaurante é o Koliba Bogetici, como também está no alto do vale, tem uma linda vista. Comemos uns pratos típicos da região que é um tipo de rocambole de carne a milanesa, uma delicia e, o outro prato foram umas lulas recheadas divinas, os pratos eram imensos e baratos.
Na região do monastério também vale a pena visitar a represa e Lago Piva, que tem uma cor de água maravilhosa, além de ter uma linda estrada ao lado do lago e passar por túneis feitos dentro das rochas.
Na Espanha também tem um monastério que está incrustado na montanha, O Monastério de MontSerrat, bem perto da cidade de Barcelona. Assim como o de Ostrog, também vale muito a pena a visita.