O que fazer em 1 dia em Sofia, capital da Bulgária
Dezembro 13, 2019O que fazer em 1 dia em Sofia, a capital da Bulgária? Sofia além de ser a capital da Bulgária é a maior cidade do país, que nos impressionou desde o primeiro minuto que chegamos na cidade.
Sofia, não é uma cidade tradicional para quem viaja pela Europa, talvez porque há alguns anos atrás o país era comunista e por isso não era muito aberto ao turismo, mas isso começou a mudar depois da caída da União Soviética e do comunismo.
Em 2007 a Bulgária entrou para a União Européia e a partir desse momento os recursos externos entraram no país e tanto a cidade como o resto do país começaram abrir suas portas para o turismo, mas mesmo assim ainda é um lugar pouco conhecido, um bom motivo para ir para lá já que não terá tantos turistas como em outras capitais europeias, lá os preços dos hotéis e comidas são muito baratos, mas a moeda ainda não é o Euro e sim o Levs Búlgaro (BGN), o que ajuda nos gastos da viagem.
Apesar de ser a maior cidade de população búlgara, com mais de um milhão de habitantes, é uma cidade que pode ser conhecida em poucos dias de viagem. Muitas de suas atrações turísticas estão localizadas no centro da cidade, assim você pode conhecer tudo a pé, nós não utilizamos nada de transporte público, só pegamos o carro alugado no aeroporto e deixamos no hotel, utilizamos o carro só para ir para outras cidades do país como: Plovdiv, Nessebar, Sunny Beach, Golden Sands, Albena e Veliko Tarnovo.
Seu patrimônio cultural, arquitetônico e histórico é amplo e, como outras capitais localizadas na Península dos Bálcãs, atualmente está imerso em um processo de transformação tornando uma cidade mais globalizada. Essa mudança está afetando sua imagem e também diretamente sua economia, portanto, é possível que esse destino fique mais caro daqui a alguns anos.
Viajamos a Sofia para uma visita de um dia na cidade e 5 dias no país, tempo suficiente para conhecer sua principal herança e fazer uma excursão pelos arredores.
Como comentamos dá para conhecer a cidade tudo a pé, isso que nosso hotel não era tão central, mas ficava perto do centro, apenas uns 500 metros da estátua Saint Sofia, o hotel que nos hospedamos foi o EasyHotel Sofia, escolhemos o hotel pelo ótimo preço e por ter estacionamento para o carro, já que na Europa é caro parar o carro, o quarto do Hotel é bem pequeno, mas está bom para quem só vai ao hotel para dormir e tomar banho, como nós.
Ficamos em Sofia um dia inteiro, dormimos duas noites na primeira noite, chegamos de madrugada no aeroporto de Sofia em um voo vindo de Barcelona, pegamos nosso carro alugado com a RentCars e fomos direito para o hotel, no caminho passamos por dentro da cidade e já tivemos uma linda ideia de como seria o passeio do dia seguinte. Em um dia inteiro é possível conhecer bem a cidade, talvez dois dias inteiros fosse melhor, mas acho que em um dia inteiro dá para conhecer bem a cidade e suas principais atrações turísticas.
Como resultado de nossa experiência em Sofia, abaixo, contamos o que fazer em Sofia.
O que fazer em 1 dia em Sofia e quais são suas atrações principais?
Todos esses pontos fomos conhecendo no caminho a pé do hotel, sendo o ponto mais longe a Catedral de Sofia.
Estátua Santa Sofia
Nossa primeira parada foi a Estátua Santa Sofia, essa estátua de bronze e cobre de Santa Sofia, é um marco histórico da cidade e uma excelente base para explorar outras atrações importantes da cidade. O monumento de Santa Sofia está em um pedestal alto no meio de um cruzamento movimentado no centro de Sófia, este elegante monumento, que presta homenagem a santa padroeira de Sofia.
Erguido em 2001, o Monumento de Santa Sofia fica no mesmo local que um antigo monumento a Vladimir Lenin. Contemple a estátua de bronze e cobre de 8 metros de altura, esculpida pelo artista Georgi Chapkanov. O monumento está empoleirado em um pedestal de 16 metros de altura. Procure a coroa, coroa de louros e coruja, que simbolizam poder, fama e sabedoria, respectivamente.
A Estátua e a Santa Sofia, são consideradas por algumas pessoas muito erótica e pagã para ser considerada santa.
Catedral de São José
A Catedral de São José é uma catedral católica romana em Sofia, um ponto que visitamos por estar ao lado da Estátua de Sofia, pois a Catedral não achamos que é um destaque de Sofia.
Ruínas Romanas Sérdica
Junto à Estatua da Santa Sofia há um pequeno parque dentro do pátio, lá foram descobertas as ruínas de Sérdica, uma cidade romana do século II.
Nesse período, os romanos foram substituindo os macedônios como a principal potência no Sudeste da Europa. Em 50 d.C., após destruir o reino Trácio, foram criadas as províncias de Mésia e Trácia. Sérdica é um belo exemplo de uma cidade construída pelos romanos. As ruínas são gratuitas para visitar.
Igreja de St. Petka dos Seleiros (Church Roman Sveta Petka)
A Igreja de St. Petka dos Seleiros é uma igreja ortodoxa búlgara medieval. É um pequeno edifício de uma só nave escavado parcialmente no chão, localizada no centro da cidade moderna e antiga, a igreja apresenta um cofre semi-cilíndrico, uma abside hemisférica e uma cripta descoberta durante as escavações após a Segunda Guerra Mundial. As paredes têm 1 m de espessura e são feitas de tijolo e pedra.
A igreja foi mencionada pela primeira vez no século XVI e foi construída no local de um antigo edifício religioso romano. Hoje é um monumento da cultura conhecido por suas pinturas murais dos séculos XIV, XV, XVII e XIX, representando cenas bíblicas.
A igreja é dedicada a St Petka, um santo búlgaro do século 11. Segundo uma teoria, o herói nacional búlgaro Vasil Levski está enterrado na igreja. E segundo uma outra lenda a igreja ficava escondida debaixo da terra quando a cidade era invadida pelos otomanos que eram muçulmanos.
Mesquita Banya Bashi
Como comentamos, Sofia hoje é uma cidade moderna e livre, onde vivem todas as religiões, assim sendo em um raio de menos de 100 metros temos uma Mesquita, uma Igreja Ortodoxa, uma Igreja Católica e uma Sinagoga.
A Mesquita Banya Bashi foi projetada pelo famoso arquiteto otomano Mimar Sinan e concluída em 1566, durante os anos em que os otomanos tinham o controle da cidade. A mesquita deriva seu nome da frase Banya Bashi, que significa muitos banhos. A característica mais marcante da mesquita é que ela foi construída sobre termas naturais, tanto que na frente da mesquita tem um parque com fontes.
Hoje em dia a Mesquita Banya Bashi é a única mesquita em funcionamento em Sofia, um remanescente do domínio otomano da Bulgária que durou quase cinco séculos e é usado pela comunidade muçulmana da cidade.
Parque Banski Square (Sofia)
O Parque Banski Square, ou Parque do Banho está na frente da mesquita tem esse nome devido que no passado ali estava nos banhos termais da cidade, hoje tem um linda fonte.
Museu Regional de História de Sofia
Do outro lado da fonte está o Museu Regional de História de Sofia, não tivemos tempo de entrar, o prédio é bonito, vale pelo parque que está na frente.
Mercado Central de Sofia
Assim como muitas cidades da Europa e do mundo, Sofia também tem um Mercado Central, onde se vende de tudo principalmente verduras e frutas e vários tipos de carne. Lá tem alguns restaurantes para comer, mas preferimos almoçar em um lugar com terraço aberto já que estava calor.
Sinagoga de Sofia
A Sinagoga de Sofia é a maior sinagoga do sudeste da Europa, uma das duas em funcionamento na Bulgária e a terceira maior da Europa, parece que não pode entrar ou estava fechada quando passamos por ali.
Igreja Ortodoxa Holy Trinity Romanian
Uma pequena igreja Ortodoxa ao lado da Catedral de São José
Catedral de Sveta-Nedelya
Catedral de Santo Domingo ou Catedral Sveta Nedelya de Sofia é uma das catedrais que a Igreja Ortodoxa Búlgara possui na capital da Bulgária.
Embora seja um monumento cujos primórdios possivelmente datam do século 10 (Sveta Nedelya era originalmente, na época, uma igreja construída com pedra e madeira), é um templo que sofreu danos frequentes ao longo dos séculos, foi destruído várias vezes para ser reconstruído novamente mais tarde.
A Catedral está no começo da rua mais famosa de Sofia.
Bulevard Vitosha
Bulevard Vitosha, é a rua mais famosa de Sofia, com diversos restaurantes, lojas e bares, ali almoçamos e jantamos nos restaurantes da rua.
O restaurante que almoçamos foi no Bar Happy Grill, típica comida grega, que tem influência na comida do país por serem um ao lado do outro, não gostamos do restaurante os dois pratos que comemos não estavam saborosos, o restaurante é barato como todos da Bulgária.
Igreja mais antiga Church St. George Rotunda
Igreja St. George Rotunda é uma das igrejas mais antigas da Bulgária e da Europa, está localizada no pátio interior do Palácio da Presidência do Governo, bem escondido, quase não conhecemos, mas achamos. Ainda bem, pois é um dos cartões postais da cidade.
O templo foi fundado no século IV. No século XVI, durante a ocupação otomana, o edifício se tornou uma mesquita. A Igreja está junto as ruínas romanas.
Galeria Nacional de Arte
A Galeria Nacional de Arte de Sofia é o principal museu de arte da Bulgária, contendo uma coleção de cerca de 50.000 peças de arte búlgara. O museu está localizado na Praça Battenberg, em Sofia, ocupando o antigo palácio real da monarquia búlgara.
Não tivemos tempo de entrar, conhecemos só por fora o prédio.
Igreja de São Nicolau, o Milagroso
A Igreja de São Nicolau, o Milagroso, conhecida como Igreja Russa, é um templo ortodoxo russo bem bonito com estilo das catedrais de Moscou e São Petersburgo, tem cúpulas arrendondas e no interior não tem estátuas de santos, como está junto a uma praça/parque deixa o cenário ainda mais bonito.
Estátua Tsar Liberator
A Estátua Tsar Liberator é um monumento de um homem com o seu cavalo. Foi construída em homenagem ao imperador russo Alexandre II, que libertou a Bulgária do domínio otomano durante a guerra russo-turca de 1877 e 1878.
Nesse local ocorrem as manifestações e as festas, no dia que estávamos na cidade, estava acontecendo as comemorações da independência do país.
Catedral de São Aleksandar Nevski
A Catedral de São Aleksandar Nevski, é o cartão postal da cidade, quase todas as imagens de Sofia no exterior tem a imagem dessa maravilhosa catedral, que pode ser visitada gratuitamente.
A Catedral é uma das sessenta maiores catedrais cristãs do mundo, e também uma das dez maiores catedrais ortodoxas do mundo. É a segunda maior catedral dos Balcãs, depois do templo ainda não terminado de San Sava, em Belgrado, Sérvia. A igreja foi proclamada monumento da cultura em 1924.
Construída em 1882 é uma homenagem aos soldados russos e búlgaros que lutaram e morreram na Guerra Ruso-Turca que libertou a Bulgária do domínio do Império otomano.
Academia Nacional de Artes e Galeria Nacional
Estão juntos a Catedral de Sofia, os prédios mais bonitos e tem diversas exposições por lá.
Igreja de Santa Sofia
Uma pequena igreja ao lado da Catedral de São Aleksandar Nevski.
Lions’ Bridge
A Lions’ Bridge foi construída em pedra no lugar de uma ponte mais antiga chamada Sharen Most que era decorada com listras vermelhas e amarelas. O nome de Lions ‘Bridge vem das quatro esculturas de bronze de leões, sua característica mais reconhecível. Os Leões dessa ponte estão impressos nas notas de 20 Lev Búlgaro a moeda da Bulgária.
Depois de visitar todas essas atrações de Sofia na nossa visita de apenas 1 dia, fomos tomar uma cerveja no parque do Palácio Nacional da Cultura no final da Bulevard Vitosha era o ponto mais próximo do nosso hotel, tem um bar bem bonito ao ar livre chamado Cinema do Javali, ai descansamos as pernas depois de caminhar toda a cidade.
A noite jantamos no Caffé 88 que também está na Bulevard Vitosha, um restaurante bem melhor que o do almoço, mas não foi o restaurante que mais gostamos da viagem, o melhor deles foi na cidade de Plovdiv.
Esperamos que gostem das nossas dicas sobre o que fazer em Sofia e não deixem de ver os outros posts sobre a Bulgária.
Mais uma cidade que acabei de conhecer graças a seu blog. Sofia, a capital da Bulgária era totalmente desconhecida pra mim e já vi que tem roteiro até para mais de um dia por lá.
Fabíola a Bulgária tem lugares incrivies e merece uma visita.
Tem bastante coisa para fazer em Sófia em 1 dia hein?! Da pra ficar cansada né?! Hahha adorei as dicas
Obrigado pela visita.
Já tinha ouvido falar bem de Sofia mas fiquei impressionada com o tanto de coisas que dá para fazer em um dia na cidade! O leste europeu não é tão famoso mas é lindo.
É muito o leste europeu e pouco conhecido dos turistas em geral, mais temos que ir pois é um país encantador
Adorei. Em apenas 1 dia é possível conhecer muitos pontos bem interessantes pela cidade, bom para quem tem pouco tempo.
Sim é um tempo bom para conhecer a cidade de Sofia, claro que com mais tempo ficaria melhor.
Bastante coisa pra fazer em um dia, ideal é fazer em mais tempo, né? Porque aí dá pra curtir com calma.
O melhor seria ficar uma 3 dias em Sofia.
Só o nome da cidade já é lindo. Obrigada por nos levar a viajar na capital da Bulgária
Obrigado pela visita.
nunca tinha pensado de visitar a bulgária e agora já botei nos meus destinos 2020! tem vários pontos turísticos interessantes em sofia
Temos que conhecer a Sofia e a Bulgário o país é maravilhoso e barato.
Sofia é uma excelente surpresa e a Bulgária dos destinos mais entusiasmantes da Europa, uma vez que está entre os mais genuínos. Gostei muito e espero voltar em breve 🙂
Também ficamos com vontade de voltar
Adorando e devorando todos os posts sobre essa viagem de vcs pelo Leste Europeu pq só conheci a Polônia e quero conhecer muito mais ainda! Certeza que a Bulgária e Sofia estarão no roteiro!
O Leste Europeu é encantador é muito barato tem que aproveitar e ir antes que fiquei caro como outros lugares da Europa