O que fazer em Graus, Aragón, na Espanha
Fevereiro 9, 2020O que fazer em Graus, em Aragón, na Espanha? A capital da comarca de La Ribagorza sendo a principal e maior cidade dessa região onde estão muitas cidades medievais, pontes romanas, castelos e a estação de esqui de Cerler, nosso principal foco dessa viagem.
Como sempre que viajamos para as estações de esqui, esquiamos só um dia por causa do cansaço e do valor que se gasta para esquiar, aproveitamos os outras dias para conhecer cidades no caminho que leva até a estação e nessa viagem escolhemos parar além de Graus, Santaliestra y San Quílez, Besians, Perarrúa e Castejón de Sos.
Ficamos 3 dias nessa região para conhecer as cidades, e fizemos de base a cidade de Castejón de Sos, onde ficamos no Hotel Pirineos .
Em Graus fomos no último dia para conhecer as três principais atrações turísticas de Graus, que são: a Ponte de Abajo, Praça Maior e a Basilica Virgen de la Peña, o cartão postal da cidade.
A Basilica Virgen de la Peña, é um dos mais simbólicos da população de Graus, na Ribagorza. Este belo conjunto está alojado em uma encosta da rocha El Morral. Sobre a sua construção neste local muito íngreme, diz a lenda de que, no ano de 1083, surgiram reflexos bastante claros, indicando um buraco na rocha em que a imagem de uma virgem apareceu para a qual eles chamaram La Virgen de la Peña.
Após essa aparição naquele local, decidiu-se construir uma capela em estilo românico dedicado à Virgem, um lugar sagrado que, devido à sua localização e arquitetura, ajudaria a destacar ainda mais a beleza da antiga população de Graus. Anos mais tarde, como anexo à antiga igreja, foi construída uma pequena capela dedicada a San Juan Lateran, um claustro e outro recinto que servia de albergue e hospital, elementos que foram dados à Basílica da Virgen de la Peña um estilo gótico tardio, decorado no interior com detalhes renascentistas.
Por estar no alto na montanha encrustado na rocha e de frente para a cidade e para o rio que corta a cidade, as vistas que tem a partir da Basílica são espetaculares.
Além da visita a Basílica, a praça Maior de Graus é o centro da cidade onde tem uma demonstração de praças espanhóis, uma praça rodeada por antigos prédios, onde ocorrem as festa da cidade, ali aproveitamos para comer uma comida típica da região canelones de aspargos com queijo e uma sopa de grão de pico com linguiça no restaurante Cafetería Casa del Barón, pagamos um excelente preço.
Por último temos a Ponte de Abajo, um exemplo de arquitetura medieval de ponte em arco de pedras, gostamos muito de conhecer esse tipo de lugar.