O que fazer em Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia
Julho 10, 2019O que fazer em Kaunas, a segunda maior cidade da Lituânia com mais ou menos 362 mil habitantes, fica no centro do país e é cortada pelos dois maiores rios lituanos, o rio Nemunas e o rio Neris.
Kaunas, uma cidade com personalidade própria e em que as tradições mais antigas da Lituânia se misturam com a modernidade de uma cidade que, apesar da beleza barroca e incomparável da capital do país, Vilnius, com a qual não pode ser comparada, muito menos hoje, é mostrada hoje como uma cidade vibrante e que recebe os turistas de braços abertos.
A cidade é muito ativa e tem muitos eventos culturais, especialmente os musicais, têm grande destaque, especialmente durante os meses de verão, estivemos lá na primavera e mesmo nessa época a cidade estava bem movimentada.
Kaunas é uma cidade fácil de visitar a pé, especialmente porque o centro da cidade onde estão as principais atrações é bem pequena, lá tem, praças e museus o mais importante desta cidade lituana. Nós paramos o carro no estacionamento do centro da cidade e fomos conhecer tudo a pé.
Visitamos Kaunas em uma viagem que estávamos fazendo pelos três países Bálticos, formado pela Lituânia, Letônia e Estônia, na Lituânia começamos o nosso roteiro pela capital Vilnius, e Kaunas foi a terceira cidade que conhecemos no país, fomos para lá por causa do seu castelo e seus encantos, além disso ela estava no caminho do nosso roteiro e um amigo do trabalho tinha por acaso estudado nessa cidade.
O que fazer em Kaunas e quais são as atrações turísticas de Kaunas?
Como falamos o centro de Kaunas é onde estão suas atrações, depois de estacionar o carro já fomos conhecer a Estátua do Grande Duque da Lituânia, um símbolo muito importante para o país até hoje, o grande Duque está nos desenhos das moedas de euro da Lituânia, a estátua está nas margens do rio Neris, junto a um parque muito lindo.
O Castelo de Kaunas, é bem bonito com um estilo parecido ao Castelo de Trakai, o mais famoso da Lituânia, o Castelo de Kaunas a fachada é constituída por tijolos aparentes, construído na metade do século XIV e estilo gótico, está em uma posição estratégica numa elevação entre os dois rios que cortam a cidade, o castelo hoje em dia é uma galeria de arte que pode ser visitada, no entorno do castelo acontecem vários festivais, alguns deles medievais, pena que não tinha nenhum desses eventos quando estivemos lá e ainda uma das torres estava em reforma, o que acontece muito em toda a Europa, muitas atrações podem estar em reforma.
Já na praça principal da cidade estão: a Igreja de São Jorge, o Mártir e a Catedral de Kaunas (Kauno Sv. Apastalu Petro ir Povilo arkikatedros parapija), na igreja estava acontecendo um casamento e uma pequena festa na praça, só nesse dia vimos umas três noivas.
Outro lugar interessante de Kaunas é o museu da cidade de Kaunas, que também está na praça central.
A Igreja Franciscana de Savana (Sv. Pranciskaus Ksavero (jezuitu) baznycia) que está nas margens do outro rio, o Rio Neman, pra gente é a igreja mais bonita da cidade, pena que não deu para entrar pois estava fechada.
Casa Perkūnas ou Trovão (House of Perkūnas) é um dos edifícios seculares mais originais e góticos, construído por comerciantes hanseáticos e serviu como seu escritório de 1440 até 1532, foi vendido no século 16 para os jesuítas que haviam estabelecido uma capela lá em 1643. O historiador lituano, teólogo e tradutor Albert Wijuk Kojałowicz nasceu na casa.
A Casa de Perkūnas é um Patrimônio Cultural da República da Lituânia em 1996
Igreja da Assunção da Virgem Maria (Vytauto Didžiojo Švč. Mergelės Marijos ėmimo į dangų bažnyčia), é outra igreja da cidade, não é tão bonita como a franciscana, mas nessa foi possível entrar para visitar.
Nesse dia saímos cedo de Vilnius onde tínhamos ficado por dois dias e que está há mais ou menos uma hora de carro de Kaunas, paramos antes na cidade de Trakai para ver seu castelo e chegamos no final da manhã em Kaunas, depois de conhecer a cidade foi o momento da parada para comer e fomos ao Restaurante Eeno Dvaras, também na praça do centro da cidade em frente a igreja São Jorge. A Lituânia é um país muito barato para viajar, se hospedar e principalmente para comer, nesse restaurante comemos muito bem por 17 euros com cerveja incluída, a Pri comeu um prato bem tipico da Lituânia um tipo de gnocchi gigante, com carne dentro e um molho delicioso.
Esta semana vislumbrei conhecer esta parte da europa… logo vi esta cidade no mapa e agora me deparo com seu texto. Uma cidade que me pareceu pequena e bem cuidada. Vou pesquisar mais a respeito e ver os outros posts desta região.
Obg por compartilhar.
Quando morava em Portugal dividia apartamento com uma menina da Lituânia e ela vivia falando das belezas do país, incluindo Kaunas. A cidade parece ser um encanto.
Morro de vontade de conhecer Kaunas (muito mais que Vilnius!) uma delícia ver as fotos da cidade!
Nossa depois desse post confesso que bateu a maior vontade de conehcer Kaunas. Nunca tinha ouvido falar… Fiquei super feliz em saber que é barato. Vou ver se encontro alguma promo aérea, quem sabe?! Valeuuuuuuu
me lembrou muito uma parte mais antiga de copenhagen! quem sabe visito a lituania ainda este ano!