O que fazer em Limassol, no Chipre
Outubro 22, 2019O que fazer em Limassol? Limassol é uma cidade na costa do Chipre muito visitada por suas inúmeras ruínas gregas, romanas e de outras civilizações e no meio dessas ruínas estão lindos mosaicos super bem preservados, quer saber mais sobre essa cidade? Te contamos tudo aqui.
Fomos para Limassol, numa viagem que fizemos por 10 dias em várias cidades do Chipre, escolhemos conhecer Limassol por suas ruínas e por estar no caminho entre duas das principais regiões do país, uma é Ayia Napa e a outra é Pafos, lugares com praias paradisíacas ao estilo Mar do Caribe, mas no Mar Mediterrâneo.
Como estava no caminho entre estas cidades e tem muitas atrações turísticas no caminho, ficamos uma noite no Le Village Hotel, um bom hotel, com excelente localização, ar condicionado, item obrigatório no verão do Chipre, frigobar e como estávamos de carro alugado com a RentCars necessitávamos de um hotel com estacionamento e eles tem incluído na diária, além de ser um hotel com um preço bem barato.
O que fazer em Limassol no Chipre e quais são suas atrações turísticas?
Antes e depois de chegar na cidade tem muitas atrações turísticas, no primeiro dia saímos bem cedo do nosso hotel em Ayia Napa e, nossa primeira parada foi na Praia de Kalymnos, uma linda praia de areia preta, que tem umas rochas brancas enormes e lindas junto a praia.
Logo depois da Praia de Kalymnos, tem outras praias com rochas brancas a White Stones e a White & Rocky Beach, mas achamos a praia de Kalymnos mais bonita porque tem essas montanhas brancas e uma linda praia.
Depois de pegar uma prainha no começo da manhã, começamos nosso roteiro pelas ruínas e então fomos ao Ancient Amathus (Αρχαία Αμαθούντα) e nas Ruínas de Amathus (Amathus Ruins).
Amathus ou Amatunte foi uma das cidades mais antigas do Chipre. A cidade tinha um culto a deusa Afrodite, as ruínas não estão tão bem preservadas como de outras cidades dessa época que já fomos visitar, mas é bem interessante.
A pré-historia de Amathus mistura muito com a mitologia grega e a arquitetura, a cidade prosperou por muito tempo devido a sua localização entre a Europa e o Oriente Médio.
Nessas ruínas estão também a Igreja de Tychon (St. Tychon) e a Acrópole de Amathus, no alto da montanha.
Essa ruínas não são tão bonitas como as Ruínas de Kourion que está bem próximo, ou as Ruínas do Parque Arqueológico de Pafos (Paphos Archaeological Park), na cidade de Pafos, a cidade antiga mais bonita do Chipre, onde estão os mosaicos mais preservados que já vimos, mas isso contaremos em outro post.
Uma parte das ruínas é gratuita, a parte mais legal é paga, mas é bem baratinho, 2 euros por pessoa.
Castelo de Kolossi, é uma antiga fortaleza da época das Cruzadas, teve muita importância estratégica na Idade Média, foi construída em 1.210 pelos cavaleiros da Ordem de Malta.
Ali foi realizado o banquete de casamento de Ricardo Coração de Leão e Berenguela de Navarra, diz a lenda que o governador do Chipre aprisionou a princesa e o rei, por causa disso derrotou o antigo governador e tomou o poder de toda a ilha.
Outras ruínas que tem perto de Limassol é o Ancient Kourion ou Curio, uma cidade antiga em ruínas muito mais preservada que Amathus, a maioria dos restos arqueológicos da área arqueológica de Kourion data dos períodos: romano, tardio romano e bizantino precoce, lá podemos entrar:
Anfiteatro Antigo de Κourion. Um dos mais belos e interessantes anfiteatros que visitamos por sua vista ao mar. Você se surpreenderá com sua aparência majestosa, a beleza dos mosaicos antigos preservados e a magnífica vista panorâmica que se abre dos assentos dos espectadores.
Anfiteatro Antigo de Κourion foi construído pelos gregos no século II A.C e mais tarde foi reconstruído várias vezes pelos romanos. Esta é uma das arenas mais antigas do mundo, preservada até os dias de hoje. Como a cidade velha de Kourion foi abandonada na Idade Média, os pesquisadores descobriram o anfiteatro relativamente recentemente, apenas em meados do século XX.
Após a reconstrução, no teatro é possível ver performances interessantes das peças de Eurípides, Sófocles e Aristófanes. O teatro também é usado como local de concertos de música. Nós não tivemos a sorte de ver um espetáculo desses ali.
O Santuário de Apolo Hylates, era um santuário pan-cipriota, o terceiro em importância, perde apenas para os Deuses como a Afrodite.
Na Casa dos Gladiadores, estrutura datada do final do século III D.C e tem sido interpretada como uma residência privada de elite, ou talvez mais provavelmente como uma palestra pública. Lá estão os maravilhosos mosaicos no chão da casa.
Daria para falar muitas coisas interessantes do Kourion, pois foi um lugar impressionante que vimos no Chipre e não tínhamos ideia da grandeza dessas ruínas gregas e romanas por lá.
Depois desse banho de história fomos para a Chris Blue Beach, uma praia que está na frente das ruínas e de lá você vê essa praia. A praia para os padrões do Chipre é bem normal, a região de Ayia Napa é onde estão as praias mais bonitas, ali aproveitamos e almoçamos no Restaurante Sunshine, como já comentamos em outros posts do Chipre a comida no país é bem barata e muito boa.
Depois de visitar tudo isso durante o dia, fomos para o nosso hotel, dar uma descansada, tomar um banho e claro sair para conhecer Limassol a noite, fomos caminhar na beira mar da cidade, um calçadão bem bonito, o duro é achar lugar para parar o carro, pois tem vários estacionamentos, mas todos são bem cheios, mas tivemos sorte e conseguimos uma vaga depois de uns 10 minutos esperando.
O calçadão termina no porto de Limassol, ali tem vários restaurantes, nós fomos no Kipriakon, eu pedi uma costela de porco, veio um prato gigante com uns 750 gramas de carne, que estava maravilhoso e barato, a Pri pediu um prato também bem gostoso mas não lembramos o que era, só lembramos que era bom rsrs.
Ainda na cidade a noite passamos pelo Castelo de Limassol, que estava todo iluminado.
No dia seguinte já indo em direção para a próxima cidade que fizemos de base, a cidade de Pafos, paramos no caminho para conhecer a Praia da Afrodite (Aphrodite Beach), onde segundo a lenda foi o local onde a Deusa do Amor e da Beleza nasceu, atrás de uma das pedras que estão na frente da praia. Assim como outras praias da região, não é tãaao bonita e ela é de pedra, não tem areia, mas é uma parada obrigatória pela história da deusa grega.
Nesse dia na parte da tarde fomos em outras praias já na cidade de Pafos, mas que contaremos mais no post sobre Pafos.
AMO destinos históricos e ruínas em geral! É muito mundo pra conhecer! rs ainda bem que os blogs de viagem ajudam pq dificilmente teremos tempo em uma vida só pra ver tudo ao vivo…
Estou realmente encantada pelo Chipre! Não sabia que possuía tantas belezas e tantas alternativas de lazer!
Nossa que bacana este destino de Limassol no Chipre. Não imaginava que tinha tantos lugares históricos e lindos assim!
Adoro destinos onde podemos ver belíssimas paisagens e também ruínas históricas. Amei suas dicas quando foi ao Chipre certamente irei até Limassol
Ana, você adorará conhecer Limassol e o Chipre, um país íncrivel.
Eu qdoraria visitar as ruinas de curio, parece super interessante e cheias de historias! Quem sabe visito o chipre ano q vem
Angela, além dessa histórias interessantes o Chipre tem praias lindas como as do Caribe.