O que fazer em Nessebar, na Bulgária
Novembro 20, 2019 9 Por Christian Gutierrez e Priscila GutierrezO que fazer em Nessebar na Bulgária? Nessebar é outra das nossas cidades favoritas na Bulgária. Localizada nas margens do Mar Negro, tem uma beleza impressionante.
Nessebar é tão bonita e importante que é considerada a pérola do Mar Negro ou a Dubronvik do Mar Negro, nós conhecemos as duas cidades, podemos dizer que as duas são lindas e merecem muito ser visitadas.
Nós fomos para Nessebar em uma viagem pela Bulgária e Romênia e, essa cidade foi nossa terceira parada, na verdade quase que não fomos visitá-la, pois estávamos indo de Plovdiv para Sunny Beach e no meio do caminho estava Nessebar, por sorte que no nosso planejamento marcamos algumas coisas interessantes para conhecer no caminho, antes de chegarmos em nosso hotel em Sunny Beach, que por sinal o hotel que ficamos, o Cascadas Family Resort, era um resort maravilhoso e só pagamos 20 euros por dia, tinha umas piscinas grandes e lindas, o quarto era ótimo, grande, com cozinha, mas não cozinhamos, comemos um dos dias no restaurante do hotel que também era ótimo e barato, tinha uns jardins enormes espalhados pelo hotel, lindos também, recomendamos muito ficar nesse hotel, já que em Nessebar, na parte da cidade antiga não tem uma infraestrutura grande de hotéis e essa cidade que ficamos ao lado estava super próxima e com a praia (a mais famosa da Bulgária) super próxima do hotel.
Voltando a viagem, quando planejamos nossas viagens colocamos no caminho e nas cidades que vamos, todos os pontos que podem ser interessantes, assim que tivemos a sorte de termos ido para Nessebar.
Antes de chegar na cidade paramos na Praia de Nessebar Sul, que é uma das praias mais bonitas do litoral da Bulgária, o que também foi outra surpresa, além de ser bonita a praia tem a vista para a cidade antiga de Nessebar.
Um pouco da história de Nessebar
A Reserva Arquitetônica e Histórica de Nessebar, que podemos encontrar em sua Cidade antiga foi incluída pela UNESCO em 1983 na lista de Patrimônios da Humanidade.
Nessebar é uma das cidades mais antigas da Bulgária e da Europa, embora não tanto quanto Plovdiv que também visitamos.
Inúmeros achados arqueológicos foram encontrados, o que sugere que é uma cidade de origem trácia. Essas evidências são encontradas no Museu Arqueológico de Nessebar. Fundada em 2.300 A.C, tornou-se uma colônia grega. Desde então, sabe-se que eles chamaram a cidade com o nome de Mesambria.
Ela caiu sob a ocupação romana em 71 A.C, para se tornar um importante centro de comércio e uma fortaleza para o Império Bizantino posterior.
Também foi conquistada pelo Império Otomano em 1453, o que significou um período de declínio para a cidade, embora seus monumentos arquitetônicos permanecessem. Após a libertação búlgara, em 1878, eles tiveram que esperar até 1885 para Nessebar voltar à Bulgária.
O que fazer em Nessebar na Bulgária e quais são suas atrações turísticas?
Cidade Antiga ou “oldtown” de Nessebar
A cidade antiga de Nessebar está localizada em uma pequena península, separada do resto da cidade por um istmo artificial, nós paramos o carro em um estacionamento dentro da península do lado direito, fora da cidade murada.
O istmo é artificial e no meio do caminho há um antigo moinho de madeira. Na entrada da cidade antiga de Nessebar vemos um dos portões de entrada pois a cidade era toda murada, hoje tem várias partes da muralha preservada.
Moinho de Nessebar
Originalmente construído pelos trácios, passou por modificações subsequentes, como as da era bizantina.
Paredes das casas de Nessebar
Muitas das casas que encontramos são semelhantes às do centro histórico de Plovdiv. Em geral, são casas de madeira que mantêm o estilo renascentista búlgaro que floresceu entre os séculos XVII e XIX.
Ruas de Nessebar
A Cidade Antiga de Nessebar é um Patrimônio Mundial da UNESCO onde existem muitas igrejas e locais de interesse, recomendamos um passeio por todas as ruas pois cada uma é uma atração turística mais linda que a outra.
Igreja Hagia Sophia
A Igreja Hagia Sophia é um templo ortodoxo da arquitetura bizantina. Localizada na cidade antiga de Nessebar, faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.
A igreja está localizada no que era o centro da cidade antiga. É uma basílica com três naves sem abóbada.
E agora um pouco de história: a basílica foi construída entre o final do século V e o início do sexto. A aparência atual é do século IX, quando foi reconstruída. Durante a Idade Média, serviu de catedral para o bispado de Nessebar. Em 1257, a igreja foi demitida pelos venezianos durante uma campanha contra o Império Búlgaro. Muitas relíquias foram levadas para a Igreja de San Salvatore, em Veneza. A basílica foi abandonada no século XVIII.
Museu Arqueológico de Nessebar
O Museu Arqueológico de Nessebar é um dos lugares mais visitados em Nessebar que recomendamos a todos os turistas e viajantes que amam a história.
Visitar o museu é uma jornada pela vida dos trácios, romanos e do Império Bizantino. Se você gosta de história antiga, não pode perder os tesouros que este museu esconde.
Igreja de Cristo Pantocrator
A Igreja de Cristo Pantocrator foi construída entre os séculos XIII e XIV. No estilo bizantino, apresenta uma técnica de construção chamada opus mixtum, originária da Roma antiga, mas que foi adotada pela arquitetura bizantina e muçulmana.
É uma das igrejas mais bem preservadas da Idade Média. Tem o formato de uma cruz latina. Se você visitar esta maravilha bizantina, ficará fascinado com a cor que ela apresenta.
Todas essas maravilhas estão dentro da cidade medieval de Nessebar e que por estar nas margens do mar negro deixa a paisagem ainda mais bonita.
Praia de Nessebar Sul
A praia de Nessebar Sul como comentamos, é uma das mais bonitas praias da Bulgária, diríamos até que a mais bonita, com dunas de areia branca e águas cristalinas, é um encanto para os olhos.
Sunny Beach
A cidade de Sunny Beach é muito conhecida pelos seus resorts e beach clubs, como falamos acima foi lá que nos hospedamos.
Esta praia com resorts pertence ao município de Nessebar.
Sunny Beach é meio que a Ibiza do búlgaros, mas vão muitas famílias também, pois além de ser muito bonita o preço dos resorts, comida, aluguel de artigos esportivos, tudo é muito barato, principalmente se você comparar com muitas outras praias da Europa.
As praias do Mar Negro estão bem conservadas. Sunny Beach não é exceção. É um local ideal para visitar com a família e crianças pequenas. É uma alternativa ao Mediterrâneo que está começando a ganhar força entre os turistas ocidentais, principalmente russos e ucranianos.
Esse foi nosso roteiro por Nessebar e aglumas dicas sobre o que fazer em Nessebar, recomendamos ficar de 2 a 3 dias, mas se for também para a parte de clubes e baladas, é melhor ficar um pouco mais de tempo.
Que lindeza que é Nessebar! Na Bulgária só conheço Sofia, e ainda foi rapidinho, preciso voltar!
Marcela, o litoral da Bulgária é muito linda vale a pena uma viagem por ali.
A Bulgária ainda não havia entrado na minha wish list, mas vendo essas opções do que fazer em Nessebar, parece que o país já vai entrar para a minha listinha. rs
Polliana vale muito a pena uma viagem pela Bulgária.
Que linda essa cidade de Nessebar! Lendo o post fui voltando à antigas aulas de História: Império Bizantino, Roma Antiga, Trácia… deve ser mesmo fascinante andar em meio a ruínas de civilizações tão antigas.
Nessebar é surpreendente.
Eu nunca havia ouvido falar de Nessebar na Bulgária. Que cidadezinha mais charmosa! Achei linda a Igreja de Cristo Pantocrator.
Nossa, se me perguntassem se existe praia na Bulgária eu diria de imediato que não. Adorei conhecer esse cantinho pelo post de vocês. Ainda não conheço a Bulgária, mas já despertou interesse em incluir Nesssebar no roteiro.
Nessebar é uma joia da Bulgária que todos devem conhecer