O que fazer em Tartu, na Estônia
Agosto 12, 2019O que fazer em Tartu, na Estônia. A cidade está no interior da Estônia, muito buscada pelos estudantes do país e por outros estudantes europeus que fazem o Erasmus (intercâmbio nas universidades da comunidade européia).
Fomos para Tartu em uma viagem que fizemos pelos Bálticos e a Estônia foi nossa última parada, onde conhecemos 2 cidades além de Tartu, fomos para Parnu e para a linda capital Tallinn.
Paramos nessa cidade para conhecermos a cultura estoniana e vermos uma cidade do interior do país, pois as outras duas estão no litoral, além disso como fizemos todo esse roteiro de carro, paramos em Tartu pois já estávamos voltando de Tallinn para Sigulda na Letônia e, depois fomos novamente para Vilnius na Lituânia onde começamos a viagem e onde tínhamos que devolver o carro.
Em Tartu, ficamos 1 dia, tempo suficiente para conhecermos a cidade, chegamos de manhã vindo de Tallinn, onde tínhamos ficado dois dias, no caminho entre as cidades visitamos uma vila viking, a Viikingite küla, um restaurante na estrada que fez essa vila com estilo dos vikings, bem legal para conhecer, passamos também por um lago que deveria ser bonito pelas fotos que vimos na internet, mas não valeu muito a pena visitar, não achamos bonito, foi o Saula Siniallikad.
Depois de algumas horas de estrada que são poucas, porém de mão simples e limitadas a 90Km/h chegamos no início da tarde em Tartu, fomos fazer o check-in no hotel antes de sairmos para passear, o hotel que escolhemos foi o Tiigi 6 Maria Apartment um bom hotel, bem localizado perto do centro e bem barato, com banheiro privado, Tv, aquecedor, bem limpo, com uma pequena cozinha para podermos fazer nosso café da manhã e jantar, mas acabamos não jantando lá pois os restaurantes da cidade são muito baratos e o tempo contribuiu muito para continuarmos passeando.
Como chegamos na hora do almoço, nossa primeira parada foi no quiosque De Tolly Beer Bar, que tinha uma comida que já tínhamos comido na viagem e que gostamos muito, um prato de porco a milanesa com molho e batatas fritas, como falamos é muito barato comer por lá e só gastamos 12 euros para comer bem e tomar duas cervejas.
O que fazer em Tartu e quais são suas atrações turísticas?
Depois de almoçarmos começamos o nosso passeio pela cidade e a primeira atração turística foi o Parque Keskpark, onde ficava o restaurante.
Ali perto numa área mais alta da cidade fomos ver o Antigo Observatório de Tartu, que tem uma linda vista panorâmica da cidade.
O Museu da Universidade de Tartu, está no mesmo parque do observatório, o museu é um parte nova da antiga catedral que está em ruínas.
A Catedral de Tartu, a Dome que está em ruínas é muito bonita, uma das principais atrações de Tartu, lá podemos passear por dentro da ruínas, tinha até uns moradores jogando bocha, onde era o altar da catedral.
Tartu também tem um Museu de brinquedos
Igreja de São João em Tartu (Tartu Jaani kirik) é uma igreja linda, gótica feita de tijolos.
Depois de passearmos pela cidade , resolvemos passear pelas margens do rio Emajogi, onde tem vários bancos de balanço, é um lugar bem calmo, pelo menos na primavera, época que estivemos por lá, não sei se no verão também é.
A Praça de Raekoja foi o último lugar onde paramos e fomos tomar uma cerveja e jantar, é onde também fica o prédio da prefeitura, com uma fonte na frente, muito bonito. Gostamos muito de conhecer essa pequena cidade e recomendamos a visita para quem fará um roteiro de carro pelos países Bálticos, ou somente pela Estônia mesmo.