
O que fazer em Veliko Tarnovo, a antiga capital da Bulgária
Novembro 13, 2019O que fazer em Veliko Tarnovo na Bulgária? A cidade de Veliko Tarnovo é uma das cidades mais importantes no norte da Bulgária, uma das mais antigas do país e já foi até capital do país na antiguidade. Está localizada nas margens do rio Yantra, a cerca de 190 quilômetros de Sófia, e tem uma população de aproximadamente 70.000 habitantes.
Veliko Tarnovo, visitamos a cidade numa viagem que fizemos pela Bulgária e Romênia de carro, que alugamos com a rentcars paramos nessa cidade para almoçar pois tínhamos dormido a noite anterior em Bucareste, na Romênia e estávamos indo em direção a Sófia, capital da Bulgária, onde pegamos o carro alugado e devolvemos, para depois pegarmos o voo de volta para Barcelona, onde moramos, era nosso último dia de viagem, ficamos 10 dias entre os dois países.
Veliko Tarnovo, como comentei paramos para almoçar, conhecer a cidade antiga e a fortaleza da cidade chamada de Fortaleza Tsarevets, a cidade é apaixonante e se soubéssemos disso teríamos ficado mais tempo, até dormir por lá para ter um tempo maior para poder conhecer a cidade, então fica a dica caso você vá para lá, fique um dia inteiro e durma na cidade pois, tem um festival de luzes projetadas nas muralhas da cidade antiga que deve ser lindo e nós não vimos, só soubemos disso no ponto de informação da cidade. Veja aqui opções de onde dormir em Veliko Tarnovo.
A cidade tem mais de 5.000 anos e durante o Segundo Reino Búlgaro, entre os séculos XII e XIV, foi a capital da Bulgária. Nessa época Veliko Tarnovo, foi o centro político, econômico e cultural do país.
Em 1879, após a libertação da Bulgária do domínio otomano, Veliko Tarnovo foi novamente, temporariamente, a capital do país, até que Sófia foi escolhida. Nesse mesmo ano, a Primeira Assembléia Constituinte adotou a chamada Constituição de Tarnovo, a primeira Constituição da Bulgária, que estabeleceu uma monarquia hereditária.
Veliko é “grande” em búlgaro, com o qual o nome da cidade significa “Grande Tarnovo”. O adjetivo “Veliko” foi dado em sua época em homenagem ao seu status de capital do país.
“Tarnovo” você verá escrito em alfabeto latino como Tarnovo, Tirnovo e até Turnovo. Isso ocorre porque a vogal búlgara ъ não tem equivalente no alfabeto latino, razão pela qual algumas pessoas a transcrevem como A, I ou U.
O que fazer em Veliko Tarnovo na Bulgária?
Chegamos em Veliko Tarnovo, no meio da manhã de um domingo, perto da Fortaleza tem um estacionamento, mas deixamos o carro perto da Catedral, como era domingo não precisava pagar para parar na rua.
Catedral da Natividade da Virgem Maria
Começamos o passeio pela Catedral da Natividade da Virgem Maria que estava ao lado do carro e antes da entrada da cidade antiga, a catedral tem um estilo bem ortodoxo russo, é muito bonita por fora e tem uma linda vista do vale, já que nessa parte da cidade estamos no alto de uma montanha.
Fortaleza Tsarevets
A Fortaleza Tsarevets é provavelmente o ponto turístico mais famoso de Veliko Tarnovo. Está localizado na colina Tsarevets, em um meandro do rio Yantra, e ocupa uma área de 2.800 metros quadrados.
Data do século XII, quando Veliko Tarnovo era a capital do Segundo Reino Búlgaro. Durante 200 anos, essa fortaleza foi o centro da vida política, econômica e cultural do país.
O ingresso custa cerca de 3 euros, um preço bem barato em comparação com outro lugares turísticos da Europa. É um lugar imenso, há muito para se ver, está bem preservado por ser tão antigo e dá para gastar muito tempo lá.
Nos anos 80, a fortaleza foi completamente restaurada, como parte das comemorações do 1300º aniversário da fundação da Bulgária.
A fortaleza é cercada por imponentes muralhas com mais de um quilômetro de comprimento e é acessada por uma longa passarela.
No centro estão o complexo patriarcal e real e a igreja “Ascensão de Cristo”. O interior é decorado com afrescos do artista Theophanes Sokerov, que representam momentos e personagens importantes da época.
Dentro da muralha se destaca: Antiga Cathedral, Torre de baldwyn, as muralhas da Rocha do crânio e o mosteiro na rocha do Calvário.
Mercado de Samovodska Charshia
Já fora da fortaleza e antiga cidade, temos o Mercado de Samovodska Charshia, que está em uma rua de comércio bem cheia de lojas.
Mini Bulgária Parque
Lá tem também um parque que é uma Mini Bulgária que só vimos por fotos, não sabíamos da existência desse parque que tem várias mini construções de diversos pontos turísticos do país
Espetáculo de luz e som
Esse ficamos com muita vontade de ver depois que descobrimos que tinha esse espetáculo de som e luz projetadas nas muralhas da fortaleza contando a história da Bulgária, o espetáculo é só de noite e não é sempre que tem, nesse site tem mais informações de quando acontecem esses eventos.
Ficamos 5 dias em Veliko Tarnovo em 2019 e foi incrível, valeu super a pena! A cidade é uma graça!
Obrigado pela visita