O que fazer na cidade medieval de Tallinn, capital da Estônia
Maio 2, 2019O que fazer em Tallin, capital da Estônia, um dos países Bálticos, uma cidade pouco conhecida pelos turistas, mas super encantadora, pois tem um ar medieval no centro antigo da cidade que é toda murada.
Nós fomos para Tallin em um roteiro que fizemos pelos países Bálticos de carro, começamos a viagem por Vilnius, capital da Lituânia, mas também visitamos outras cidades por lá, depois fomos para Riga, capital da Letônia, mas também conhecemos outras cidades da Letônia, antes de irmos para Tallinn.
Os Países Bálticos são formados pelos três países: Lituânia, Letônia e Estônia, lindos e esquecidos pelos turistas.
A Cidade medieval de Tallinn, foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1997, a cidade velha de Tallinn é uma cidade murada com um grande número de edifícios góticos medievais e com uma bela arquitetura.
Sem dúvida, vale a pena se perder em suas ruas de paralelepípedos, seus edifícios com telhados cônicos e laranjas, visitar uma de suas muitas galerias e relaxando em um de seus cafés ou restaurantes aconchegantes.
É uma cidade pequena, mas se pode apreciar a forma como combina perfeitamente a parte antiga com a cidade mais moderna: o seu centro de negócios, os seus modernos hotéis, centros de congressos, etc., localizados apenas a 5 minutos da parte antiga.
Tallinn apareceu pela primeira vez em um mapa em 1154, com o nome de Kaluria, é do início do século XIII, quando ela começa a ser relativamente importante, especialmente dada a sua localização geoestratégica como um porto marítimo entre a Rússia e Escandinávia. É por esta razão que o Reino da Dinamarca conquistou Tallinn e todo o norte da Estônia na batalha de Lyndanisse de 1219 pois, logo perdem a praça em favor dos alemães.
Em 1248, Tallinn torna-se membro da Liga Hanseática, uma federação de comerciantes cidades, originários do norte da Alemanha (cidades como Lübeck e Hamburgo foram dominantes), mais lugares vinculados tão diversos como Bergen, na Noruega, Gdansk , na Polônia, ou Riga, na Letônia. Tallinn pertencia à Liga Hanseática, até 1865, o que lhe valeu grande crescimento econômico, uma vez que era um porto de importância vital para conectar a federação ocidental (Alemanha, basicamente, com o fim oriental (cidade russa de Novgorov principalmente).
No entanto, entre os séculos XII e XIX o poder é compartilhado entre os dinamarqueses, alemães, suecos e russos, que são aqueles que mantiveram a hegemonia da Grande Guerra do Norte de 1710.
O Império Russo manteve sua hegemonia até que em 1918 a Estônia proclamou sua primeira independência em 1919.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a Estônia voltou a ser dominada pelos russos, sendo parte novamente da União Soviética.
Tallinn permaneceu até o início dos anos 90 do século XX como a capital da República Socialista Soviética da Estônia. Mas com a abertura econômica da URSS e, mais tarde, com a desintegração de todo o bloco socialista na Europa Oriental, a Estônia, como as outras repúblicas bálticas, conseguiu sua independência, até agora definitiva. Era 20 de agosto de 1991.
O que fazer em Tallinn e quais são as atrações turísticas da cidade?
Depois de contar um pouco sobre a história de Tallin, agora contaremos o que fazer em Tallinn e quais são suas atrações imperdíveis, chegamos na cidade no começo da tarde, estacionamos o carro em um estacionamento fora da cidade antiga e muralha, 5 minutos do hotel, na Suurtüki street,12 e pagamos 3,50 euros a diária do estacionamento, (dentro da muralha vimos preços muito caros) depois deixamos nossas coisas no hotel Meriton Old Town Garden, um excelente hotel para se hospedar em Tallinn, com uma localização perfeita, está dentro da muralha bem perto de todas as atrações turísticas e além disso o hotel é muito bom, as pessoas da recepção são super prestativas e simpáticas, eles tem diversos folhetos falando sobre a cidade e suas atrações, nosso quarto tinha decoração estilo medieval com um toque moderno, limpo e com todas as comodidades, TV a cabo, internet wifi, banheira, frigobar, secador de cabelo, máquina de café no quarto e amenities de banho, com café da manhã muito bom incluso, sem falar também do restaurante do hotel, Trofé, que tem uma comida típica Estoniana e Escandinava maravilhosa. Recomendamos muito esse hotel, excelente custo benefício.
Saímos do hotel e fomos visitar a muralha de Tallinn e as torres, ç a tarde é o melhor horário para ver essa parte da cidade, o primeiro lugar foi a Torre Plate, que é umas das que pode entrar e passear pela muralha.
A muralha Nunnadetagune torn está junto a um lindo parque do lado de fora da cidade, um bom lugar para passear.
A cidade hoje em dia é formada por 25 torres, que se mantém conservadas, antigamente eram 35, uma mais bonita que a outra, essa é a Torre Sauna.
As Muralhas de Tallinn, estão muito bem preservadas, praticamente inteiras, quase contornam toda a cidade antiga, o ideal é conhecer por dentro e por fora delas.
A Towers’ Square é um dos antigos portões de entrada da cidade com duas torres de cada lado.
Um dos lugares mais bonitos da cidade é o Patkuli Viewing Platform, um mirante Patkuli na parte alta da cidade antiga com vista para a cidade baixa e suas dezenas de muralhas, torres, igrejas e construções, para chegar lá tem uma subidinha de escada mas a vista panorâmica é bonita demais, ficamos ali curtindo um tempo.
Ainda na cidade alta temos um outro mirante o Piiskopi viewing platform, que é um bom lugar para ver o por do sol da cidade, lá a vista não são tão bonitas pois é a vista da parte nova da cidade, é bom só para ver o por do sol mesmo.
O Castelo de Toompea está no alto de uma montanha, ele hoje em dia, tem uma parte antiga medieval que faz parte da muralha e na parte de dentro é um palácio muito bonito onde está o parlamento da Estônia Riigikogu.
A Tall Hermann é uma da torres antigas do castelo muito imponente e linda.
Na frente do castelo e do parlamento está a Catedral de Alexandre Nevsky, uma igreja ortodoxa Russa, lindíssima, quando fomos para Rússia, tanto em Moscou como em São Petersburgo tem várias nesse mesmo estilo.
Bem ao lado tem diversas partes da muralha e também está o Museu Kiek in de kök e túneis bastion, o museu tem muitas obras de arte e conta um pouco sobre como era a cidade com muitos artefatos da idade média.
Por sorte nossa chegamos na cidade no dia da comemoração de 100 anos do parlamento da Estônia, o Riigikogu, e estava tendo um show com músicas da Estônia na Praça da Liberdade, como já estava quase escurecendo e já tínhamos visto tudo o que planejamos para o primeiro dia, compramos umas cervejas e ficamos no Parque Harjumägi que está na frente da praça curtindo o show e ouvindo um pouco da música da Estônia.
Antes de jantarmos depois do show, passamos pela Ópera Nacional da Estônia, esse dia foi o único dia da viagem dos 10 dias pelos países Bálticos, que comemos no MC Donalds, isso porque nos outros países Lituânia e Letônia a comida é muuuito barata, em Tallinn já é um pouco mais caro, mas só em Tallinn, em outras cidades do país os preços voltam a ser muito baratos, comemos super bem por 5 a 7 euros cada prato, metade do preço que pagamos na Espanha ou em outros países do Oeste da Europa, o Leste é muito mais barato.
No segundo dia do nosso roteiro por Tallinn começamos nosso dia visitando a Igreja de São Olavo, que estava bem perto do nosso hotel, ela é bonita, mas não tão bonita como as outras igrejas da cidade.
Ali perto está o Bastião de Skoone (Skoone Bastion) uma outra parte da muralha da cidade com mais torres e um dos diversos portões de entrada da cidade.
O Paks Margareeta, é uma grande torre da cidade bem imponente.
Pra quem gosta de museu o Tallinn City Museum, é uma boa parada para conhecer melhor sobre a cultura, a cidade de Tallinn e da Estônia
A Catedral de São Pedro e São Paulo (St. Peter and St. Paul’s Cathedral), também não chama tanto a atenção como a Catedral de Alexandre Nevsky que é a mais bonita da cidade, mas como gostamos de conhecer tudo, demos uma passada por lá também.
Como falamos, a cidade antiga tem diversas portas de entrada uma delas é a Katariina käik.
A Praça Raekoja é a principal praça da cidade, onde estão vários bares e restaurantes, um excelente lugar para uma parada para o almoço ou para tomar uma cerveja, na praça está o lindo prédio da prefeitura de Tallinn, que parece uma igreja por causa da torre.
Outras Igrejas que visitamos foram: a Igreja de São Nicolau e a Catedral Santa Maria que está ao lado da Casa da Cavalaria Estoniana e do mirante do por do sol de Tallinn o Piiskopi viewing platformdo.
Outro portão que passamos foi o Viru Gate.
Um lugar muito interessante de conhecer é o Museu da KGB, como falamos a Estônia por muito tempo foi uma das repúblicas socialistas soviéticas e no museu conta um pouco dessa época e da agência de espiões da Rússia.
A melhor época para ir para Tallinn é entre abril e outubro, nos outros meses é muito frio e terá muita neve pelas ruas da cidade, o que dificulta conhecer a cidade, e o sol se põe muito cedo, às 15hs, e amanhece tarde, com pouco tempo de luz é ruim para conhecer todas a atrações turísticas de Tallinn.
Esse foi nosso roteiro de dois dias por Tallinn, a linda capital da Estônia, com sua parte medieval.
Que cidade medieval linda! Gostei muito das dicas sobre o que fazer em Tallin. Muito legal que vocês pegaram a comemoração dos 100 anos do parlamento da Estônia e conseguiram ver o show na praça. Eu ía adorar estar lá para ver essa manifestação popular.
Foi uma viagem incrível
Eu adoro cidadezinhas medievais, elas tem um charme sem igual. Ainda não conheço a Estônia mas passando por lá não deixarei de fora do roteiro sua capital Tallinn. Valeu!
Obrigado pela visita.
Estou louca para conhecer a Estônia e fiquei particularmente encantada com as muralhas e o castelo bem preservados.
A Estônia é realmente um encanto.
Bem interessante essa cidade, nunca passou pela minha cabeça conhecer Tallinn. Adorei a Praça da Liberdade!
Ótimas dicas
Obrigado pela visita.
Não fomos ainda para a Estônia e sua capital Tallinn, mas gostamos muito de visitar cidades medievais. Muito boa dica de viagem, bem interessante.
Irá adorar conhecer a cidade medieval de Talin.
Que interessante saber da história dessa cidade. E mais legal vocês terem chegado em um dia importante e de comemoração. Ainda não tive a oportunidade de visitar a Estônia, mas já salvei seu post para saber o que fazer em Tallinn quando decidir ir…
Abraços,
Carolina…
Deixei anota mesmo, Estônia merece estar na lista.
Sou apaixonada por cidades medievais assim como Tallinn. Amo caminhar por suas ruas e imaginar como era a vida ali no início de tudo. Confesso que é o tipo de viagem que mais gosto. Amei as dicas do que fazer na capital da Estônia mas, esse momento de vocês sentados no Parque Harjumagi, tomando uma cerveja e curtindo o show… ahhh isso eu também quero fazer. Parabéns pelas dicas e pelas imagens, amei.
Obrigado pela visita.
Estive em Talin sete ou oito vezes (sim, tive namorada da Estónia :))) ) e, confesso, a cada vez que voltava, a minha paixão pela cidade era maior. Não há muitas ‘cidades velhas’ medievais com esse encanto e carisma…
Uma cidade apaixonando que sempre dará vontade de visitar.
Cidades medievais bem preservadas são sempre encantadoras, e à noite os caselos iluminados ficam mais lindos ainda.
Muitos angulos bonitas tem Tallin
Que lugar maravilhoso! Sinceramente, algumas fotos de Tallinn me levaram a Westeros…hahaha. Amo cenários assim, dá vontade de escrever e contar histórias o dia todo. Bjo, qjo.
Nossa! Nunca ouvir falar sobre essa cidade medieval, fiquei muito curiosa em conhecer mais. Achei o seu roteiro muito interessante. Lindo post??????
Obrigado pela visita
Adorei seu roteiro!! Estarei indo em setembro para lá e tomei como base suas dicas. Obrigada
Que legal, vai adora a região, as cidades e todo. Boa viagem