Oásis de Chebika na Tunísia, o paraíso no meio do deserto do Sahara
Julho 18, 2018Já pensou em encontrar o paraíso na terra? Imagina você no deserto com aquele calor e no meio daquele monte de areia, encontra o paraíso o Oásis de Chebika na Tunísia que está dentro do deserto do Sahara que vai do Marrocos ao Egito, tem mais de 3 milhões de anos de existência, e que segundo estudos de 10 em 10 mil anos volta a ser uma floresta por mais ou menos 200 anos.
Quando estávamos pensando em ir para a Tunísia nem imaginávamos que o país tinha atrações turísticas tão lindas quanto o Oásis de Chebika, nós até já tínhamos comprado as passagens e reservado os hotéis em Tunes e Yasmine Hammamet, quando descobrimos planejando a viagem que a Tunísia tinha outros lugares especiais, pois no primeiro planejamento iríamos conhecer somente essas duas cidades e mais a cidade antiga de Cartago, e vimos que Chebika ficava perto de Yasmine Hammamet e que daria para fazer um bate e volta, mas descobrimos que a Chebika que vimos no google maps era a Chebika cidade e não o Oásis de Chebika, que é um parque nacional que estava bem mais longe dali umas 8 a 9 horas de carro. Mas conseguimos mudar tudo a tempo e no final visitamos mais de 10 cidades e o deserto do Sahara.
Sorte a nossa que os hotéis que havíamos reservado com a Booking podiam ser cancelados e remarcadas outras datas, com isso ficamos 4 dias em um Resort maravilhoso na cidade de Yasmine Hammamet, depois fizemos 2 dias de excursão pelo centro da Tunísia onde tem o deserto do Sahara e o Oásis de Chebika, depois mais 2 dias em Tunes, Cartago e Sidi Bou Said.
O duro foi achar uma empresa de turismo para fazer essa excursão, pois há pouca informação na web sobre a Tunísia, poucos brasileiros conhecem o país, talvez por acharem que o país é perigoso, mas posso dizer que conosco foi tudo bem tranquilo e sempre tínhamos a sensação que tudo estava bem policiado e sossegado, além dos tunisianos sempre muito solícitas e bem educados.
Nós então começamos a procurar na internet uma empresa de turismo que nos levasse para o Oásis de Chebika, para o Anfiteatro El Jem, os cenários dos filmes Star Wars e Paciente Inglês, para o lago de sal e para o deserto do Sahara na Tunísia.
Por sorte vimos no facebook uns portugueses indicando o serviço do guia Ghassen +216 52 804 841 (Whatsapp) do Voyages & Loisirs en Tunisie (VLT), falamos com ele por whatsapp e vimos que era possível sim fazer o passeio que queríamos em dois dias e fechamos o passeio no hotel de Yasmine Hammamet (o Iberostar Averroes) o Ghassen foi até lá nos encontrar e explicar tudo com detalhes sobre os passeios.
Com isso reorganizamos as datas das hospedagem e deu tudo super certo.
Uma maravilha da natureza o Oásis de Chebika na Tunísia
O Oásis de Chebika na Tunísia, é uma daquelas imagens que ficaram na nossa cabeça, de tão lindo e impresionante que é, foi o segundo dia da excursão pelo centro da Tunísia e do deserto do Sahara, no primero dia saímos de Yasmine Hammamet bem cedo em direção a El Jem o anfiteatro romano, depois fomos para Douz, a cidade que é a porta do deserto do Sahara e dormimos por lá no hotel Moraudi de Douz, acordamos bem cedo, mais cedo que no primeiro dia, umas 4h da manhã, tomamos café da manhã no hotel, e a primeira parada foi ver o nascer do Sol no lago de sal Chott el Djerid, depois trocamos o ônibus grande da excursão por um 4×4 e fomos para o Oásis de Chebika, depois de lá ainda fomos visitar os cenários de Star Wars IV e Paciente Inglês no meio do deserto, encontramos camelos selvagens e passamos também por Kairouan a quarta cidade mais importante para os muçulmanos.
A chegada no Oásis foi linda você está no meio do deserto do Sahara na dunas de 4×4 e de longe você já consegue ver uma área bem verde, diferente de todo o resto da paisagem aráida do deserto.
Antes de conhecer o Oásis já a pé passamos pela antiga vila de Chebika, já com um guia local, o nosso outro guia ficou no restaurante, começamos com uma caminhada de uns 15 minutos, até chegar na cachoeira que aparece do nada e cria o Oásis, a partir desse ponto se forma um rio com outras pequenas cachoeiras e laguinhos que dá até para se banhar lá, nós não nos banhamos pois não tínhamos tempo infelizmente.
Esses Oásis são possíveis pois, debaixo do deserto há gigantescos reservatórios de água doce, que brotam em lugares como esse, tiramos milhares de fotos como vocês podem ver aqui no post. O lugar é realmente espetacular, amamos ter conseguido visitar.
Quando estive na Tunísia aluguei carro, mas acabei por não explorar essa região… e vejo que fiz mal 🙂 Muito interessante mesmo. Bela partilha!
A Tunísia é uma país incrível.
Que passeio legal, eu adoro explorar desertos! O Oásis de Chebika na Tunísia é lindo, hein? A experiência de encontrar um oásis com água no meio do deserto é marcante, vivi isso no Western Desert do Egito e foi incrível.
Uma beleza natural que todo devem conhecer um dia na vida.
Que coisa linda esse passeio, nós ainda não fomos para a Tunisia, mas realmente parece um destino para incluir como próximo destino. E que interessante conhecer um oasis real.
Que lugar lindo!!Adoro, anotei todas as dicas, quero muito ir.
Obrigado pela visita
Os portugueses até visitam bastante a Tunísia mas vão fazer praia em resorts tudo incluído. Adorei saber desse oásis. Linda dica
obrigado pela visita
eu quero muito ir pra tunisia, mas a situação não estava boa. achei demais esse lugar, eu so visitei o oasis huachina no peru
O país está bem tranquilo agora para visitar.
Gente, que coisa maravilhosa! Sempre fico muito impressionada com essas surpresas da natureza!!! Adorei essas dicas da Tunísia, já guardei aqui!.
Obrigado pela visita
Tenho bastante vontade de conhecer a Tunísia. Esta matéria está super cativante. Adorei.
A Tunísia parece ser um país incrível. Li pouco sobre viagem para lá, mas confesso que já sai encantada desta matéria.
Obrigado pela visita