Rodes, a cidade do Colosso de Rodes, uma das 7 maravilhas do mundo antigo
Setembro 13, 2017Com certeza você já ouviu falar em Rhodes ou Rodes, pode ser que não se lembre, puxe pela memória das suas aulas de História…mas o que tem de importante nessa Ilha Grega? Lá tinha uma das sete maravilhas do mundo antigo o Colosso de Rodes, lembrou?
Fomos para lá em uma viagem que fizemos de cruzeiro pelas Ilhas Gregas, saímos de Atenas em direção às Ilhas de Mykonos, Creta, Ilha de Patmos, Rodes e Santorini, foram 8 dias e 7 noites de viagem, foi um sonho realizado, pois há muito tempo queríamos fazer essa viagem.
O navio chegou bem cedo na Ilha de Rodes e aportou no porto da Ilha, em algumas Ilhas o navio fica ancorado no mar e para ir para a cidade tem que pegar um barquinho, quando aporta é bem melhor pois já podemos sair bem cedo para conhecer a Ilha.
Nas outras Ilhas as atrações turísticas ficam longe do porto, mas em Rodes não, as principais atrações estão bem perto do porto e tudo pode ser feito a pé, foi o que fizemos, saímos logo cedo e fomos caminhar.
O que fazer em Rodes? E quais são as principais atrações turísticas da Ilha de Rodes?
Nosso primeiro destino foi logo conhecer o Colosso de Rodes, mas antes no caminho, tem as muralhas da antiga cidade de Rodes, que também dá o nome a Ilha, essas muralhas estão muito bem preservadas e protegiam a cidade medieval que foi muito importante devido sua localização no meio do mar Egeu em direção ao Oriente Médio.
As muralhas da cidade medieval estão em frente ao porto, por isso já fomos passeando por elas, no caminho para o Colosso de Rodes, passamos pela Torre de Naillac em uma das pontas da muralha.
Logo depois passamos pelos Moinhos de Vento de Rodes, que está no porto da cidade, entre o porto dos cruzeiros e o porto dos barcos de pescadores e veleiros.
Na ponta dessa parte do porto está o Forte de St. Nicholas que protegia a entrada do porto de Rodes.
Mas o mais legal é que bem ali ao lado ficava o Colosso de Rodes, uma estátua gigante toda feita de bronze, do Deus titã do Sol da mitologia grega, sua construção foi feita em 280 a.C e tinha 33 metros de altura, o mesmo tamanho da estátua da Liberdade nos Estados Unidos.
O Colosso de Rodes foi destruído por um terremoto no ano de 226 a.C, e caiu no mar, hoje só sobrou as duas torres que sustentavam as pernas da estátua e no alto de cada torre tem um cervo de um lado um macho e do outro uma fêmea.
Alguns historiadores dizem que esse não é o local certo, mas como não vamos saber, só sabemos o que todos acham, que a estátua ficava ali com as pernas abertas e debaixo delas era a entrada do porto.
Logo depois fomos na outra parte do porto onde fica a outra torre que sinaliza o outra pé da estátua do Colosso.
Nós achamos muito legal visitar lugares como esses que tem tanta história que estudamos na escola, nas aulas sobre a Grécia antiga, sobre a mitologia grega, enfim um lugar mágico.
Na mesma região tem outras atrações para visitar, como o mercado de Mandraki e a igreja Ekklisia Evaggelismos.
A igreja está na frente da outra torre do Colosso de Rodes.
Continuando nosso passeio, fomos até uma das praias de Rodes, a praia de Elli Beach, é bonitinha, mas nada a ver com aquelas fotos de praias da Grécia, essas praias ficam em outras Ilhas como Mykonos, Creta e Patmos, ficamos ali na praia curtindo o intenso calor que faz na Grécia durante o verão, lá é beeem quente, chegamos a pegar 40 graus de temperatura, sem dúvida um dos países mais quentes da Europa.
Depois de curtir a praia por mais horas, fomos conhecer a parte da cidade medieval por dentro da muralha, que antes tínhamos passado por fora..
Dentro tem umas partes muito bem preservadas que ficam em torno do Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes que se pode visitar, nós como tínhamos pouco tempo na cidade só vimos por fora, é bem bonito.
Nessas ruas medievais também encontramos o Museu de Arqueologia de Rodes.
O que surpreende, é que lá dentro das muralhas tem também uma Mesquita, chamada Suleimans.
O ideal ali é passear por todas as ruazinhas, pois cada uma tem o seu encanto, e você vai descobrindo mais coisas como o Old Town Castle, um castelo ainda bem no meio da cidade medieval e que também pode ser visitado.
Nesta parte da cidade é bom deixar bastante tempo para conhecer todos os cantos, e se tiver tempo de dar a volta inteira por fora da muralha, pois é bem bonita e cheio de jardins.
Depois dali já era hora de voltar para o navio e partir para a próxima parada, a Ilha de Santorini, no meio do mar vimos outro lindo pôr do sol.
Onde fica Rodes?
É uma ilha pertencente á Grécia, próxima da Turquia
Que lugar rico em história! Não conhecia. Parabéns pela postagem. Ainda sonho em poder realizar um cruzeiro 🙂
Logo você tem realizará esse sonho de ir a Rodes.
Muito linda Rodes, tanto pela parte histórica como por essa cor clarinha do mar. Adoraria passar um fim de semana por lá, descansando!
É um lugar realmente maravilhoso
Uau! Um cruzeiro pelas ilhas gregas também é um dos meus sonhos e com essas paradas cheias de história, melhor ainda. Muito bom o passeio e o o que mais gostei, tudo ali pertinho. Dá pra aproveitar melhor o tempo e seguir o próprio ritmo.
Realmente é um sonho fazer um cruzeiro pelas ilhas gregas e por Rodes
Sonho com um cruzeiro pelas ilhas gregas e essas paradas maravilhosas. Caminhar pelas ruas de Rodes deve ser incrível. Adorei o texto e as dicas, obrigada por compartilhar
Obrigado pela visita
Que sonho de viagem. Essa parada certamente me interessou muito, história que se derrama não é mesmo? Adorei o artigo.
Tem que conhecer Rodes, uma ilha graga com muito história
Ah, quanta história! Estou com viagem planejada para a Grécia e foi ótimo saber um pouco mais de Rodes.
Mas gente, imagina o Colosso ali? É o tipo de estátua que surpreende até nos dias de hoje. A cidade, aliás, parece uma graça e as águas cristalinas… Ai, ai!
Seria incrível se o Colosso estive até hoje lá.
Que lugar maravilhoso! 😮 E gostei bastante de saber a história do lugar comparada a como está hoje em dia.
Obrigado pela visita
Que lugar lindo! Eu também acho fantástico pisar em locais tão ricos em história!
Não vejo a hora de poder conhecer mais da Grécia, eu estive somente em Santorini e em Katakolon (também durante um cruzeiro) e quero muito ver de perto outras cidades e ilhas. Adorei as dicas de vocês sobre Rodes!
Também queremos conhecer todas as Ilhas Gregas.
Que dicas maravilhosas da cidade do Colosso de Rodes! Tudo anotadinho! Também fiquei curiosa para conhecer o mercado de Mandraki e a igreja Ekklisia Evaggelismos! Beijos!
A Ilha de Rodhes vale a pena visitar tudo.
Que viagem incrível, imagino que deva ser difícil definir o que viram de mais bonito na Grécia. Parece tudo tão perfeito!
Adorei, principalmente, as curiosidades, acho o máximo contar um pouco de cada lugar. Parabéns!
Obrigado pela visita
Estou doida para visita a Grécia, além de ser um lugar lindo, com belas praias é uma verdadeira aula de história. E conhecer o Colosso de Rodes está nos meus planos. Ótima dica
Você irá amar uma viagen as Ilhas Gregas e a Rodes.