Rodes, a cidade do Colosso de Rodes, uma das 7 maravilhas do mundo antigo

Rodes, a cidade do Colosso de Rodes, uma das 7 maravilhas do mundo antigo

Setembro 13, 2017 22 Por Christian Gutierrez e Priscila Gutierrez

Com certeza você já ouviu falar em Rhodes ou Rodes, pode ser que não se lembre, puxe pela memória das suas aulas de História…mas o que tem de importante nessa Ilha Grega? Lá tinha uma das sete maravilhas do mundo antigo o Colosso de Rodes, lembrou?

Fomos para lá em uma viagem que fizemos de cruzeiro pelas Ilhas Gregas, saímos de Atenas em direção às Ilhas de Mykonos, Creta, Ilha de Patmos, Rodes e Santorini, foram 8 dias e 7 noites de viagem, foi um sonho realizado, pois há muito tempo queríamos fazer essa viagem.

O navio chegou bem cedo na Ilha de Rodes e aportou no porto da Ilha, em algumas Ilhas o navio fica ancorado no mar e para ir para a cidade tem que pegar um barquinho, quando aporta é bem melhor pois já podemos sair bem cedo para conhecer a Ilha.
Muralha e a cidade medieval de Rodes
Nas outras Ilhas as atrações turísticas ficam longe do porto, mas em Rodes não, as principais atrações estão bem perto do porto e tudo pode ser feito a pé, foi o que fizemos, saímos logo cedo e fomos caminhar.

O que fazer em Rodes? E quais são as principais atrações turísticas da Ilha de Rodes?

Nosso primeiro destino foi logo conhecer o Colosso de Rodes, mas antes no caminho, tem as muralhas da antiga cidade de Rodes, que também dá o nome a Ilha, essas muralhas estão muito bem preservadas e protegiam a cidade medieval que foi muito importante devido sua localização no meio do mar Egeu em direção ao Oriente Médio.

Torre com cervos no alto indicando o local do Colosso de Rodes

As muralhas da cidade medieval estão em frente ao porto, por isso já fomos passeando por elas, no caminho para o Colosso de Rodes, passamos pela Torre de Naillac em uma das pontas da muralha.
Torre de Naillac

Torre de Naillac

Logo depois passamos pelos Moinhos de Vento de Rodes, que está no porto da cidade, entre o porto dos cruzeiros e o porto dos barcos de pescadores e veleiros.

Moinhos de Vento de Rodes

Na ponta dessa parte do porto está o Forte de St. Nicholas que protegia a entrada do porto de Rodes.
Forte de St. Nicholas
Mas o mais legal é que bem ali ao lado ficava o Colosso de Rodes, uma estátua gigante toda feita de bronze, do Deus titã do Sol da mitologia grega, sua construção foi feita em 280 a.C e tinha 33 metros de altura, o mesmo tamanho da estátua da Liberdade nos Estados Unidos.

 

O Colosso de Rodes foi destruído por um terremoto no ano de 226 a.C, e caiu no mar, hoje só sobrou as duas torres que sustentavam as pernas da estátua e no alto de cada torre tem um cervo de um lado um macho e do outro uma fêmea.
Entrada do porto de Rodes e as Torres dos Cervos que representam o Colosso de Rodes
Alguns historiadores dizem que esse não é o local certo, mas como não vamos saber, só sabemos o que todos acham, que a estátua ficava ali com as pernas abertas e debaixo delas era a entrada do porto.

Colosso de Rodes

Logo depois fomos na outra parte do porto onde fica a outra torre que sinaliza o outra pé da estátua do Colosso.

Nós achamos muito legal visitar lugares como esses que tem tanta história que estudamos na escola, nas aulas sobre a Grécia antiga, sobre a mitologia grega, enfim um lugar mágico.

Colosso de Rodes
Na mesma região tem outras atrações para visitar, como o mercado de Mandraki e a igreja Ekklisia Evaggelismos.

mercado de Mandraki

A igreja está na frente da outra torre do Colosso de Rodes.

Igreja Ekklisia Evaggelismos

Igreja Ekklisia Evaggelismos

Igreja Ekklisia Evaggelismos

Continuando nosso passeio, fomos até uma das praias de Rodes, a praia de Elli Beach, é bonitinha, mas nada a ver com aquelas fotos de praias da Grécia, essas praias ficam em outras Ilhas como Mykonos, Creta e Patmos, ficamos ali na praia curtindo o intenso calor que faz na Grécia durante o verão, lá é beeem quente, chegamos a pegar 40 graus de temperatura, sem dúvida um dos países mais quentes da Europa.

Elli Beach

Elli Beach

Depois de curtir a praia por mais horas, fomos conhecer a parte da cidade medieval por dentro da muralha, que antes tínhamos passado por fora..

Dentro tem umas partes muito bem preservadas que ficam em torno do Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes que se pode visitar, nós como tínhamos pouco tempo na cidade só vimos por fora, é bem bonito.

Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes

Palácio do Grão-Mestre dos Cavaleiros de Rodes

Nessas ruas medievais também encontramos o Museu de Arqueologia de Rodes.

Museu de Arqueologia de Rodes

O que surpreende, é que lá dentro das muralhas tem também uma Mesquita, chamada Suleimans.

O ideal ali é passear por todas as ruazinhas, pois cada uma tem o seu encanto, e você vai descobrindo mais coisas como o Old Town Castle, um castelo ainda bem no meio da cidade medieval e que também pode ser visitado.

Cidade Medieval de Rodes

Cidade Medieval de Rodes

Nesta parte da cidade é bom deixar bastante tempo para conhecer todos os cantos, e se tiver tempo de dar a volta inteira por fora da muralha, pois é bem bonita e cheio de jardins.

Cidade Medieval de Rodes

Cidade Medieval de Rodes

Cidade Medieval de Rodes

Cidade Medieval de Rodes

Cidade Medieval de Rodes

Cidade Medieval de Rodes

Depois dali já era hora de voltar para o navio e partir para a próxima parada, a Ilha de Santorini, no meio do mar vimos outro lindo pôr do sol.

Onde fica Rodes?

É uma ilha pertencente á Grécia, próxima da Turquia



Planeje sua Viagem

Deu vontade de viajar depois de tantas dicas? O Blog TurMundial te dá ainda mais dicas para facilitar suas viagens: Quer reservar um hotel? Reserve hotéis com ótimos preços pela Booking. Quer reservar um apartamento, casa, barco ou até uma casa na árvore e ainda ganhar 100 reais na sua primeira estadia? Reserve tudo isso e muitas outras opções de lugares com preços excelentes pelo AirBnB. Quer comprar ingressos antecipados para diversas atrações e tours sem aquelas filas imensas? Compre Ticketbar Quer alugar um carro? Sem dúvida indicamos a Rentcars.com ela busca os melhores carros e valores do mercado. Precisa enviar ou receber dinheiro de/para exterior, sem pagar aquelas taxas absurdas de banco ou casas de câmbio la Wise Quer evitar problemas no meio da sua tão esperada viagem? Contrate um seguro de viagem com qualquer uma dessas empresas Real Seguro de Viagem, ou Seguros Promo Quer evitar aquelas contas altíssimas de celular no final da sua viagem internacional? E mesmo assim poder fazer, receber ligações e usar a internet? Compre um chip de celular internacional com qualquer uma dessas empresas: OMeuChip ou com a EasySIM4U OBS: Ressaltamos que a responsabilidade pela prestação dos serviços/venda e entrega dos produtos, são dos fornecedores acima descritos.