Roteiro de motorhome pelos Picos da Europa, na Espanha
Março 8, 2020Os Picos da Europa são ideais se você gosta de fugir de altas temperaturas e quiser se perder em uma natureza incrível e exuberante. O Roteiro de motorhome pelos Picos da Europa, na Espanha, começa na área da cordilheira de León, especificamente em Oseja de Sajambre.
Imersa entre as montanhas do maciço de Cornión, Oseja de Sajambre, é uma cidade de grande interesse turístico. Destaca-se por estar entre florestas exuberantes e por suas características de ‘casarões’, que são o exemplo perfeito da arquitetura popular. Para passar a noite, é recomendável fazê-lo já na próxima cidade da rota, Posada de Valdeón, pois é a área mais próxima. É uma área paga (entre 8 e 10 euros por noite) com o mesmo nome. Mesmo assim, quem quiser descansar neste lugar sem pagar, há um estacionamento gratuito onde você pode estacionar, o Parking Soto de Sajambre.
A próxima parada é a visita à Posada de Valdeón, uma cidade que fica no meio do vale de Valdeón e é cercada por paisagens verdes e montanhosas de grande valor ecológico. Está estrategicamente localizada entre os maciços ocidental e central dos Picos da Europa e faz parte do Parque Nacional Picos da Europa e do Parque Regional de mesmo nome. Como recomendação, é aconselhável passar a noite na mesma área de motorhome.
No dia seguinte, o roteiro continua na mesma área, mas em uma província diferente, e continua ao longo dos famosos Lagos Covadonga. Formada por dois pequenos lagos de origem glacial, os Enol e Ercina, essa paisagem se destaca como uma das maiores reivindicações naturais do Parque Nacional Picos da Europa. Por sua vez, existe um terceiro, o Bricial, mas que só tem água nos tempos de degelo. Por causa de sua grande riqueza natural – extensa flora e fauna – não é possível passar a noite aqui, mas nas proximidades fica Cangas de Onís, que é a última parada na rota, com a área de descanso de El Llerau (gratuita).
Finalmente, chegaremos à cidade de Cangas de Onís, localizada no meio do vale formado pelos rios Gueña e Sella. Sua ponte romana, declarada Monumento Artístico Histórico em 1931, é de grande interesse cultural. Além disso, se você gosta de esportes, é muito comum descer o rio Sella de canoa. Quando a noite cai, você pode descansar na mesma área.