Roteiro por Montenegro, o que fazer no país?
Maio 29, 2019 10 Por Christian Gutierrez e Priscila GutierrezO que fazer em Montenegro? Nós contamos aqui o nosso Roteiro por Montenegro, ficamos lá por 6 dias e adoramos conhecer as atrações turísticas desse pequeno país dos Balcãs, no sudeste europeu.
Essa jovem nação mal ultrapassa os 600 mil habitantes. No entanto, apesar de sua pequena superfície, Montenegro é certamente um dos países mais interessantes e atraentes da antiga Iugoslávia país qual pertencia Montenegro, antigos países socialistas, assim como a ex União Soviética.
Nessa viagem também passamos pela Croácia e Bósnia e Herzegovina, Croácia passamos por lá pois é o aeroporto mais barato para chegar nos outros dois países indo desde Barcelona, descemos no aeroporto de Dubrovnik que é uma cidade imperdível para conhecer, mas como já tínhamos ido antes não passamos por lá e fomos direto para a Bósnia ficamos por 3 dias e conhecemos, Trebinje, Stolac, Mostar, Blagaj, Sarajevo, depois cruzamos a fronteira entre a Bósnia e Montenegro pelo norte no interior e ali começou a parte de Montenegro.
Roteiro por Montenegro, o que fazer no menor país dos Balcãs?
Como falamos chegamos pelo norte do país na fronteira com a Bósnia, numa região de lagos do país, fomos de Sarajevo a Podgorica, o lago Piva é lindo pois tem a água com um tom verde azulado encantador.
O Mosteiro de Ostrog foi construído dentro de uma rocha e mantém as relíquias de São Basílio, seu fundador. Este mosteiro ortodoxo do século XVII é um dos mais importantes templos religiosos e centros de peregrinação do país e, ao nível turístico, um dos imperdíveis em Montenegro.
Podgorica, a capital de Montenegro não é uma cidade muito turística mas se você quiser conhecer um pouco mais sobre a cultura e da vida que se viveu por ali na época Socialista deve passar pela capital.
As três primeiras atrações são do interior do país, que fizemos em 1 dia, depois disso os outros 5 dias foi no litoral, e lá fizemos três cidades de base para conhecer todas as praias, ou quase todas, ficamos em Bar na costa sul, em Budva no centro da costa de Montenegro e no final em Kotor no litoral norte, já perto da divisa com a Croácia, onde tínhamos que voltar para Dubrovnik e devolver o carro alugado. Alugamos sempre com a e gostamos muito.
Bar, uma das principais cidades do sul do litoral, têm praias lindas de areia fina e outras praias de pedra, a mais bonita é Sveti Stefan que já está no caminho entre Bar e Budva, fica a uns 8 quilômetros de Budva, uma antiga cidade medieval agora convertida em um hotel de luxo, essa praia é a mais bonita de Montenegro. Linda, né?
Budva, assim como em Bar ficamos dois dias na cidade. A cidade com o entorno mais preparado para os turistas a região das praias e seu entorno tem de tudo, praias paradisíacas desertas, praias que tem clube de festa como Ploce, e ainda tem a Old Town de Budva que te leva a Idade média com suas muralhas, castelo e igrejas.
A Baía de Kotor, talvez a região mais bonita e conhecida de Montenegro, por sua beleza natural e por estar ao lado da Croácia, muitos turistas fazem um bate e volta para Kotor a principal cidade desde a Croácia, outros vão de cruzeiro que também para na cidade, nós achamos pouco tempo ir de cruzeiro ou fazer um bate e volta, o ideal é ficar pelo menos dois dias.
Não podemos falar sobre este país sem falar sobre a Baía de Kotor, pois é, sem dúvida, um dos lugares mais bonitos para visitar em Montenegro. Para rever com você as aulas de geografia, basta lembrar que baía é a entrada de um mar, neste caso o Adriático, para uma região cercada por terra, exceto na zona de penetração. Esta baía é nomeada após a cidade de Kotor, a cidade mais importante neste canto.
Perast, apenas 12 quilômetros de Kotor, uma cidade de apenas 300 habitantes, mas com uma magia, vida e essência que muitos gostariam, além de ser romântica. Vale a pena caminhar por quase qualquer canto desta pequena aldeia, embora sua área de maior interesse esteja concentrada em torno da igreja de San Nikolás cuja torre dá muita personalidade à cidade e permite, depois de pagar um euro, uma bela vista do lugar. Mas se algum ponto de Perast tem gancho de turismo são suas ilhas que estão na frente da cidade, você pode pegar um barco e fazer um passeio.
Kotor, Sendo a cidade que dá nome a uma baía de tantos quilates, é evidente que Kotor é um dos lugares mais bonitos de Montenegro. A cidade medieval de Kotor está “imóvel” há mais de 700 anos, com o charme de ser completamente murada.
Apesar de não ser uma cidade muito grande, vale a pena a viagem de ponta a ponta ao longo do caminho e visitar a Catedral de St. Tryphon, a Igreja de St. Nikolas, o palácio Grubonja, suas muralhas e, especialmente, o seu castelo.
A parte mais bonita são as escadas para o Castelo de San Giovanni, com as vistas mais bonitas da cidade e da Baía.
Além da própria cidade murada de Kotor, nos arredores há uma outra muralha que se conecta ao Castelo de San Giovanni, uma das torres de defesa da cidade em seus tempos de guerra. O castelo fica no meio de uma montanha e, para chegar a esse ponto, é preciso subir um número infinito de degraus. No entanto, esta altitude é o que torna este lugar um lugar perfeito para ver a baía em todo o seu esplendor. Ideal especialmente para ver o pôr do sol. Sem dúvida, um dos lugares imperdíveis de Montenegro.
Em cada link acima comentamos mais sobre cada cidade e atrações do nosso roteiro por Montenegro.
Estive no Montenegro este ano no Inverno. Apanhei um tempo maravilhoso que até dava para fazer praia. É um encanto.
Montenegro um país que deveria ser mais conhecido pelos turistas
Adoro roteiros de viagens, são tão inspiradores! Esse seu por Montenegro ficou dez, super completo. Me encantei por Budva, já quero conhecer.
Montenegro é um país que incrível.
Fiz um cruzeiro pela Croácia e tinha a opção de Montenegro e eu não quis. Agora, vendo seu post, estou muito arrependida! Que lugar maravilhoso. Acho que tenho que voltar, né??? Hahahahaha
Sim, terá que voltar para conhecer Montenegro.
Uau, que maravilha de lugar, confesso que é a primeira vez que leio algo sobre Montenegro. Adorei, espero ter a oportunidade de conhecer esta beleza algum dia.
Terá e irá amar visitar o país
Daqui a 17 dias conto estar aqui.Anotei tudo!Obrigada
Boa viagem