Dicas para dirigir nas Estradas Espanholas
Januar 9, 2017Ali razmišljate o viajar de Espanha veja aqui, nossa dicas e informações sobre as Estradas.
Tipos de Estradas
- AP – AutoPistas, são as melhores e mais largas estradas, sempre em excelente estado de conservação, geralmente a velocidade limite é de 120Km/h, o ruim das APs é que todas elas tem pedágios e podem ser caros, porem não passam por dentro de cidade, tem uma boa quantidade de serviços na estrada como, postos de combustíveis, lugares de descanso, são as ligações mais rápidas entre cidades.
- A – Autovias, são estradas com pistas duplas, não passam por dentro de cidade, tem uma boa quantidade de serviço na estrada como: postos de combustível, lugares de descanso, não tem pedágios.
- N ou CN Estradas Nacionais (Carreteras Nacionales), geralmente só tem pista dupla nas partes de subida da estrada, não tem pedágios.
- C – Estradas de Comarcas (Carreteras Comarcas), são estradas sem duplicação mão dupla, bom existem grandes diferenças entra as comarcas deixando a estrada melhor ou pior e não tem pedágios.
- Estradas Locais (Carreteras Locales), são as estradas mais inferiores, geralmente não ligam cidadezinhas rurais e não tem pedágios.
No GPS ou Waze, é possível colocar a rota para não pegar estradas com pedágios.
Pedágios
Cestnina je zelo nevarna tema za tiste, ki se tukaj še nikoli niso vozili, ker obstajajo različne vrste cestnin, naprej Irska na estrada M50 tem pedágio que você passa com o carro por eles e a placa do carro é marcada por radar, ne da bi vedel, To smo odkrili po naključju, ker smo vprašali podjetje za najem vozil, ker je komentiral naš prijatelj, in plačati, morate iti do naslednje postaje, kjer lahko prejmete to cestnino, ali plačati na spletu, če ne plačaš, najem avtomobila, ki ste si najeli svoj avto, poleg tega, da vam zaračuna cestnino, vam lahko naloži še upravno kazen in znesek bo precej zasoljen. Zato vedno vprašajte, kdaj ste tam, in vodili vas bodo, nekatera podjetja za najem ponujajo non-stop São Paulo, in ni ti treba plačati.
Obstajajo tudi cestnine, ki sprejemajo samo kovance., Ali pa sprejemajo samo kartico?, skoraj je 100% od njih ne bo imel spremljevalca, ki bi vam pomagal ali prevzel znesek, zato pred prihodom na cestnino poiščite najboljšo možnost za vas.
Še en zelo pogost cestninski model, cestnina je tista, ki vam bo dala papir na prvi cestnini, ki jo mimo, in ta papir morate vrniti na naslednji cestninski cesti, ta stroj bo štel, koliko kilometrov ste prehodili po cesti in zaračunavanje samo teh km je najpravičnejši način zaračunavanja, bodi previden s tem papirjem, ne trgajte in ne zavrzite, naš prijatelj je to naredil v Italiji, in dal največji zvitek za plačilo cestnine.
Vozniško dovoljenje
A Carteira de motorista brasileira é valida por 3 mesecih, tem também a carteira de motorista internacional que a validade e maior, caso queira morar na Espanha troque a carteira de motorista brasileira pela espanhola (veja aqui como fazer a troca)
Multas e Infrações
Preste atenção à seguinte lista de infrações, que podem render uma multa bem alta:
- exceder o limite máximo de velocidade permitida. A velocidade máxima nas autopistas e autovías é de 120 km/h; nas estradas pode variar; dentro das cidades, o máximo é sempre de 50 km/h, porém podem existir ruas “pacificadas” onde o limite de velocidade desce até 30 km/h.
- falar ao celular enquanto dirige.
- ultrapassar em trechos onde não está permitido (identificados com uma linha contínua).
- ultrapassar sem usar o indicador de direção (pisca-pisca), uma prática que é muito comum no Brasil.
- circular dentro de um túnel com o farol desligado, o que é muito comum no Brasil.
- beber e dirigir, a Espanha o limite de álcool no sangue não é “zero tolerância” igual no Brasil, mas vamos lá né, bebeu não dirija para sua segurança e das outras pessoas além de se recusar a fazer o teste do bafômetro rende pena entre 6 meses e 1 ano de prisão e se estiver bêbado o caso fica ainda muito pior.
- não respeitar o cruzamento de pedestres, a faixa de pedestre tem que ser respeitada, na faixa a preferência de passagem são das pessoas, não do carro, então sempre que tiver faixas de pedestres são final de trânsito, vá devagar e pare o carro se estiver pessoas para atravessar ou já atravessando
- não usar o cinto de segurança, tanto nos assentos dianteiros como nos traseiros.
- levar menores no colo ou menores de 12 anos no banco da frente.
- levar crianças de menos de um metro e meio de altura sem o equipamento de segurança homologado (assento adaptado).
Preste atenção especialmente na hora de estacionar dentro de uma cidade ou até em um vilarejo, nas grandes cidades quase todas as ruas tem zona azul, e confira se você pode parar ali ou se não tem vagas específicas para cada pessoa, como moradores do bairro, deficientes, táxi e descarga. Para pagar pela zona azul há máquinas eletrônicas nas ruas, só aceitam moedas para pagar.
Como pagar uma multa
Se você tiver a infelicidade de ser multado por alguma infração de trânsito, pague sua multa. Saiba que se você for flagrado por um agente de trânsito, na condição de estrangeiro não residente, deverá pagar a multa na hora (e isso será feito com desconto). A multa pode ser paga com dinheiro ou cartão de crédito.
Colocar combustível (Abastecer o carro)
Aqui na Espanha, assim também em toda a União Europeia, quem abastece o carro é você mesmo, não tem frentista para colocar combustível para você. Chegando no posto de combustível pare o carro ao lado da bomba desça do carro, em alguns lugares você terá que ir ao caixa primeiro e pagar, para depois abastecer.
Os combustíveis aqui são, gasolina sin plomo 95, gasolina sin plomo 98, gasóleo ou diesel. O diesel é bem econômico, já pegamos um carro C3 a diesel que fez quase 1.000Km com um tanque, sério!