Split – Croácia
Agosto 18, 2014Split na Croácia é maravilhosa do litoral central da Croácia. É uma das principais cidades do país, fica às margens do Mar Adriático. A cidade surgiu a partir da construção do Palácio de Diocleciano (construído em 293), um imperador romano que governou entre 284 a 305 d.c
Split já foi a capital da Croácia, (atualmente Zagreb) isso aconteceu depois da Segunda Guerra Mundial e durou até a independência da Croácia (quando se dissolveu a antiga Iugoslávia).
Por ser uma cidade muito antiga do período do Império Romano, há varias ruínas dessa época o que deixa a cidade muito atraente.
Como Chegar em Split
Há varias opções para chegar a Split:
De avião, não conhecemos o aeroporto (http://www.split-airport.hr/);
De navio, vindos da Itália, do próprio litoral Croata ou de outros lugares, inclusive por navios de cruzeiros por exemplo da MSC;
De carro, pode-se alugar um carro em Zagreb e descer para o litoral, essa foi à opção que fizemos, a estrada é linda, super fácil de chegar e bem sinalizada, detalhe as estradas tem pedágios que não são como os nossos no Brasil, não se assuste, no primeiro pedágio você precisa pegar um bilhete e entregar o bilhete no pedágio de saída (onde será pago o km rodado).
Você pode parar em outros lugares como no parque nacional de Plitvice (super recomendamos) segue link de outro post que falamos sobre isso. O único problema como é geral na Europa, foi parar o carro, pois não tem muitos estacionamentos, as vagas que existem são zona azul exceto domingos e feriados (graaaaças a Deus era domingo) as ruas são suuuper estreitas, o aplicativo do Waze nos mandou para uma rua sem saída e tivemos que voltar de ré (foram intermináveis esses minutos)!!! Quase morremos do coração, quase batemos o carro nessa rua andando de ré umas 30 vezes e quase matamos umas 20 pessoas que nos xingaram até a última geração , mas ok saiu todo mundo vivo e sem um arranhão no carro rsrs.
De Ônibus, tanto a partir de Zagreb quanto de outras cidades como Dubrovnik, Zadar (não fomos, mas falam que é linda também), porém da capital até a cidade são 6 horas de ônibus;
De trem, não é possível. Apesar de estar na Europa a Croácia tem pouquíssimas linhas de trem, só perto da capital que é mais explorado.
Onde Ficar Split
Ficamos no Exclusive Centre Apartments, uma graça o hotel, bem perto do litoral e do porto da cidade, é um hotel bem pequeno, é meio que uma pousada, administrada pela mãe e pela filha que pede para você falar a hora que você chegará ao hotel, pois o hotel não fica com as portas abertas sempre, você precisa de chave para entrar, percebemos que isso é comum na Croácia vide link de Dubrovnik , deve ter uns 10 quartos no hotel, excelente localização, ótimo preço. O engraçado do hotel é o banheiro que tem quase uma balada no banheiro, o chuveiro tem luzes que giram, piscam, som e ahhh também tem água para massagear o corpo rsrsrs.
O Que Comer e onde ir
Como toda cidade localizada no litoral, tem muitos restaurantes de comida a base de frutos do mar. A cidade fica lotada nessa parte dos restaurantes, cheio de gente bonita. Nesta parte da cidade tem um calçadão, que há muitos bares, baladas e jogos de verão, durante o dia e a noite fica lotado, com pessoas de diversos países, ressaltamos que vimos este lugar no verão, não sabemos como funciona no inverno.
O que fazer em Split e quais são as principais atrações turísticas de Split.
Palácio de Diocleciano, construído em 293;
Catedral (Cathedral of Saint Domnius).
Ilha e Praia Brac.
Ponto de partida para Ilha Hvar, principal cidade de baladas e bares da Croácia, muitos dizem que é a nova Ibiza ou “ilha da moda”. Site do ferry boat.
Fiquei apenas meio dia em Split e não pude conhecer tanta coisa assim na cidade. Usei a cidade mais como pit stop para ir a Hvar. Interessante conhecer esses pontos turísticos.
Sim Split merece uma parada mais longe de 2 dias.