Saker att göra i Balaguer?
Januari 9, 2020Saker att göra i Balaguer? A cidade de Balaguer, na região de La Noguera, torna-se cada vez mais uma referência turística das regiões do interior da comunidade autônoma da Catalunha, i Spanien.
Balaguer, historicamente falando, tem muito para ver e muito a falar, e isso se deve ao grande número de monumentos que ainda desafiam a passagem do tempo: um bairro antigo, muralhas medievais, restos de um castelo islâmico e mais tarde Palácio dos Condes de Urgell, o convento de Sant Domènec, com a igreja gótica de Santa Maria, uma das maiores da Catalunha, e um santuário, o de Santo Cristo, que abriga uma imagem venerada por muitos anos e é o símbolo e a bandeira da cidade.
Vi gick till Balaguer em nossa primeira husbilsresa, a cidade foi nossa última parada, antes fomos para MontSerrat e Congost de Mont-Rebei, conhecemos a cidade porque no caminho de MontSerrat a Congost, passamos ao lado da cidade pela estrada e vimos que a cidade era bem no estilo que gostamos, medieval, murada e com um rio cortando a cidade, além disso no centro da cidade, em um lindo parque, tem estacionamento para o Motorhome.
Chegamos no final da tarde de um sábado, além de achar a cidade bonita, tivemos que ir para lá pois ficamos sem água no depósito de água limpa do motorhome e na cidade tem postos de combustíveis para colocar água.
Como chegamos no final do dia, paramos o motorhome no estacionamento, caminhamos um pouco pelo rio que corta a cidade e está na frente no estacionamento, depois colocamos a mesa e as cadeiras do Motorhome e ficamos curtindo a vista da cidade, onde jantamos e tomamos uma cervejinha.
No dia seguinte fomos passear pelo rio em um caminho mais longo e depois fomos para o centro antigo da cidade.
O que fazer em Balaguer e quais são suas atrações turísticas?
Planície de Almaty
O Planície de Almaty é uma extensa área localizada atrás do santuário de Santo Cristo. Nela, os árabes se estabeleceram quando chegaram hoje às terras catalãs em direção a 713-715. É um dos sítios arqueológicos mais importantes da Catalunha. Från 1983, foram realizadas escavações, que revelaram uma parte importante da estrutura urbana que existia na planície.
Santa Maria-kyrkan
Por sua grandiosidade e localização que está no ponto mais alto da cidade, dominando toda Balaguer, a igreja de Santa Maria é o símbolo turístico de Balaguer. I 1351, esta igreja gótica de pedra cortada e uma nave única começou a ser construída. Ela atrai especialmente por sua pureza formal e geométrica, com contornos simples e compactos, com contrafortes poderosos e a imponente torre sineira octogonal. A igreja é declarada Monumento Histórico-Artístico. Pode ser visitado aos sábados e domingos e não paga nada para entrar.
Santuário de Santo Cristo
A igreja, o convento das freiras das Clarissas, a reitoria e a casa do santuário formam um conjunto arquitetônico visível à distância que faz do Santo Cristo um elemento identificador da cidade. Este conjunto destaca a imagem que é mantida de Santo Cristo de Balaguer, de grande veneração em todas as regiões do oeste da Catalunha e nas proximidades de Aragão. Diz a tradição que essa imagem foi a primeira feita no mundo. Seu autor foi Nicodemos, den där, tendo impresso na cabeça a imagem de Cristo na cruz, decidiu fazê-lo. A escultura foi queimada durante a última Guerra Civil Espanhola. A imagem atual corresponde ao escultor Joaquim Ros e é uma cópia da antiga. É feito de madeira da Flandres e tem um pé transplantado salvo das chamas.
O santuário está aberto todos os dias, dentro do horário normal de visitas, e também é gratuito.
Além disso tem um caminho entre o rio e o santuário, com as passagens da vida de Jesus Cristo.
Centro histórico de Balaguer
O centro histórico é um dos poucos centros urbanos preservados da formação árabe, e faz deste velho Balaguer uma das imagens mais poderosas e identitárias de todas as cidades catalãs.
As muralhas, como pano de fundo da cidade, a maravilhosa fachada que a Calle del Puente oferece ao rio e o amplo espaço aberto do Mercadal fecham uma densa parcela de ruas e passagens irregulares com características excepcionais.
Os francos
O templo de Santa Maria de Les Franqueses é um edifício típico de Cister: com um plano cruzado latino, coberto com uma abóbada de barril no cruzeiro e apontado para o resto da nave, e com três absides, dos quais apenas um se manifesta no exterior.
Somente o templo permanece intacto desde o antigo mosteiro, embora existam traços claros de outros elementos que compunham o complexo monástico, como a parede de fechamento que o cercava e os espaços dedicados à vinícola.
O templo mantém três portas de acesso internas. O principal, e provavelmente o mais recente, está localizado ao pé da nave. O segundo, localizado na parede sul da igreja imediatamente após o transepto, seria aquele que comunicaria o claustro com o templo. A terceira e a última das portas estão localizadas na parede oeste da capela do Evangelho e mantêm restos do que seria uma varanda coberta com uma abóbada de borda.
O edifício possui três elementos de iluminação interior. A mais proeminente do ponto de vista artístico é a rosácea da face norte, duplamente esplêndida, e formada por dentro e por fora por cinco anéis.
As muralhas da cidade medieval de Balaguer
Os muros de grossos e consistentes bosques, com seus portais – de gelo, de Torrente, cercavam o núcleo urbano e se estendiam à medida que a cidade crescia formando uma imensa muralha que hoje em dia existem várias partes dela e até se pode caminhar pela muralha, nós não fomos por causa do vento super forte que estava no dia e estava perigoso pois, a muralha não tem corrimão. Sua construção foi junto ao nascimento da cidade e parcialmente preservada. Para apreciar o recinto amuralhado, você deve acessá-lo a partir da praça Mercadal, através do portal Ice, através da Wall Street ou da Cross Street, que nos levará a Santa Maria ou ao setor “Bombo”. Podemos ver telas de parede perto do castelo e dentro do bairro Firal, ao lado do cemitério. för närvarande, você pode subir por uma torre de acesso ao portal Ice e chegar a Santa Maria por uma passarela.
Igreja de Sant Domènec
Localizada na ponte da cidade, o convento de Sant Domènec foi erguido por vontade do conde Ermengol X de Urgell, durante o século XIV. O convento preserva um magnífico claustro gótico de colunas finas e delicadas e uma igreja, cujo cofre é de canhão pontiagudo, muito simples e separados por arcos transversais que não conseguem atravessar.
Praça Mercadal
Quando chegamos à parte inferior da cidade, encontramos a praça Mercadal, a maior praça arcada da Catalunha. É o centro da população e está localizado no centro da cidade. Seus 7.000 m2, além da grande variedade de fachadas e tipos de arcos da varanda, conferem a ela uma beleza única e quase espetacular.
Tradicionalmente, a Mercadal Square é a estrutura onde o mercado semanal é realizado todos os sábados. Så, a praça se torna o ponto de encontro de pessoas de toda a região e a atividade comercial concentra o interesse de toda a população.
O Castelo Formós
O Castelo Formós, palácio dos Condes de Urgell e que Fernando de Antequera mandou demolir, substituiu o antigo Suda que os árabes construíram para defender a cidade, localizado no extremo norte dos domínios islâmicos. Sua localização pode ser considerada estratégica: permite que você exerça controle visual de todo o ambiente.
Hoje o castelo está em ruínas e está fechado para obras de restauração, só é possível ver as ruínas da muralha do castelo.
Chalet Montiu
O Chalet Montiu representa o início do estilo modernista na cidade de Balaguer.
Quando esse estilo chega a esta cidade, i Katalonien, está em sua fase culminante: é o modernismo que nasce sob a influência da arquitetura já realizada por Domènech i Montaner e Gaudí, e inclui os anos que vão de 1900 a 1914.
No início do século XX, Balaguer era uma cidade com cerca de 5.000 befolkning. O núcleo urbano se estendeu até o final da rua Miracle, conservando o antigo núcleo medieval da cidade dentro dos muros. A abertura do recinto amuralhado, originário da estrada Castelló, causa a formação e origem da rua Àngel Guimerà e o aparecimento de uma série de residências unifamiliares neste local, pertencentes a famílias da burguesia de Balaguer, que escolhem as novas correntes arquitetônicas para construir suas casas.
Adoramos conhecer Balaguer e agora vocês também sabem o que fazer em Balaguer.
Que interessante Balaguer, essa cidades medievais sempre nos revelam surpresas. Legal esse roteiro de motohome que vocês fizeram na Espanha.
Viajar de motorhome é um estilo de viagem que todos deve fazer
Cada vez me deparo com uma nova cidade bem interessante para conhecer na Espanha. Adoro essas cidades medievais e quero conhecer um dia.
Também pensamos assim, queremos conhecer todas as cidades medievais da Espanha, como Balaguer
Nunca tinha ouvido falar de Balaguer. Muito bom conhecer. Visuais incríveis e parece ter um clima bem agradável.
Um cidade bem muito é pouco conhecida
Que incrível Balaguer! Adoro cidades cheias de histórias e medievais. Viajar de motorhome deve ser top né?! To louca pra fazer uma trip destas!
Muito top a viagem de motorhome, podemos parar para conhecer muitas pequenas cidades
Cidades menores como Balaguer são aqueles locais que descobrimos e nos encantamos né? A vantagem de uma viagem em motorhome é justamente essa, ir descobrindo lugares pouco conhecidos e vivenciando ainda mais a viagem.
Disso tudo Leo. Tack för besöket
Não conhecia essa cidade, mas curti muito as suas dicas do que fazer em Balaguer. Gostaria muito de fazer uma viagem de motorhome, mas achei que seria mais fácil organizá-la nos EUA. É tranquilo que viajar dessa forma na Europa?
É muito tranquilo, seguro e muitas pessoas viagem de motorhome pela Europa.
Um destino praticamente desconhecido entre os portugueses também. Muito interessante essa Balaguer
Espanha e Portugal tem cantos pouco conhecidos que temos de divulgar.
Eu gosto muito da Catalunha e não conhecia essa cidade.ainda.e intessa muito a epoca modernista, acho simplesmente incrivel
Uma linda cidade para conhecer
Maravilha, tanto para explorar… e de autocaravana o desafio deve ser ainda maior 🙂 Tenho esse sonho por cumprir…
Bora planejar esse sonho Rui.