Valeta, a capital do pequeno país de Malta
Setembro 26, 2017 0 Por Christian Gutierrez e Priscila GutierrezTalvez você não tenha ouvido falar desse pequeno país chamado Malta e também nem deve saber que a capital é a cidade de Valeta, então leia aqui no blog TurMundial um pouco mais sobre esse lindo país, essa linda ilha que está no meio do Mar Mediterrâneo.
Malta é um país com mais ou menos 400 mil habitantes, do tamanho de cidades medianas do Brasil, um país que já foi pertencente a Itália e a Inglaterra, que hoje é independente e tem como sua língua oficial o inglês e o maltês.
Ficamos em Malta 8 dias, nos hospedamos na cidade de Bugibba, (falaremos mais sobre ela em outro post), fomos para Valeta duas vezes, uma vez na parte da noite para ver a cidade iluminada e outra durante o dia.
Como falamos acima, sua capital é Valeta (em maltês e inglês é Valletta com dois ll e dois tt) é também uma das maiores cidades do país, com incríveis 6.300 habitantes,rs bem pequena né? Mas é lindíssima, fica perto do único aeroporto do país e do principal porto.
Valeta se destaca por estar em uma península, com vários fortes que defendiam a cidade das invasões que foram muitas, desde turcos, romanos a ingleses, lá a grande atração é a cidade medieval e murada da capital.
O que fazer em Valeta e quais são suas atrações principais?
Assim como muitas cidades medievais muradas, vale muito a pena se perder por todas as ruas para ver cada cantinho lindo da cidade.
Dependendo do horário que você chegar, antes de entrar na cidade vá ás 12h e ás 16h tem um espetáculo imperdível que é o tiro de canhão do The Saluting Battery, que acontece no parque Upper Barrakka Gardens ao lado da muralha da cidade antiga de Valeta, é bom chegar uns 15 minutos antes para pegar um bom lugar para ver o tiro, o tiro é possível ver de um terraço que é o melhor lugar para ver ou dentro do The Saluting Battery, só que lá você paga 3 euros para ver, achamos que não compensava pagar esse valor, além de acharmos que a vista de cima era muito melhor.
Do parque Upper Barrakka Gardens, tem lindas vistas para o Forte de São Angelo e Forte Ricasolli.
Também tem ali um elevador panorâmico que leva até a base da muralha e está no nível do mar, e de lá é possível fazer um passeio de barco que te leva aos fortes que falamos acima. O elevador para descer é gratuito mas para subir custa uns 3 euros.
Antes da entrada da cidade tem uma linda fonte Triton, porém esta parte da cidade está em construção, então só deu para ver a ponta da fonte.
A Entrada da cidade de Valeta é muito imponente com as enormes muralhas que tem ao lado da ponte que dá acesso para a cidade medieval.
Logo depois já tem o Parlamento de Malta, um prédio bem moderno que se diferencia do resto das construções, mas é bem bonito.
Ao lado do parlamento tem o Royal Opera House, um teatro moderno hoje em dia, que aproveitou as antigas colunas em uma construção da época romana, com isso por fora o teatro tem antigas colunas e por dentro é todo moderno. A Europa toda sabe aproveitar muito as antigas construções, e deixam lindas as fachadas e aproveitam a estrutura para outra atração moderna.
Museu de Arqueologia, é um prédio bonito da cidade também, não tivemos a oportunidade de entrar, então não sabemos se vale a pena.
Um dos pontos mais interessantes e lindos da cidade de Valeta é a Igreja de São João mais conhecido como Co-Cathedral de St John, que por fora é bem bonita, mas dentro dela é que vale a pena ver, mesmo pagando um pouco caro, 10 euros para entrar com áudio guia incluso, a igreja foi feita pelos cavaleiros de São João que tinham sido expulsos de Rodes, tem muita riqueza de detalhes em todas as paredes, tetos é até no chão da igreja, com várias pinturas, muitas desses pinturas são cobertas de ouro.
A catedral tem 8 capelas dedicadas a cada cavaleiro da ordem entre elas estão: Espanha, Portugal, Alemanha, Itália…
Como você estará com o áudio guia reserve de 1 a 2 horas para visitar essa linda igreja.
Continuando nosso caminho pelas ruas medievais de Valeta chegamos na Praça St. George, onde está o Grande Palácio que também é a casa do presidente do país, tanto a praça quanto o palácio são lugares maravilhosos.
Já fora da cidade murada está o Forte de Santo Elmo, que é mais bonito ver por fora, pelo mar também deve ser muito bonito, junto ao forte está o Museu Nacional da Segunda Guerra Mundial, nós não visitamos o museu, mas um amigo nosso que foi durante o inverno adorou.
Também do lado de fora da cidade está o Sino em Memória a Segunda Guerra Mundial (Siege Bell War Memorial), lá assim como no Upper Barrakka Gardens tem um linda vista de outras cidades e fortes que estão do outro lado no braço de mar.
Nós estávamos de carro nessa viagem e em Valeta e arredores são um dos lugares em Malta que precisa pagar para estacionar na rua, assim deixamos o carro no estacionamento MCP Car Park, que depois das 15 horas por um período de 8 horas só se paga 3 euros. Mas mesmo durante a manhã sai bem barato, ficamos umas 4 horas e gastamos somente 4 euros.
Nessas próximas semanas contaremos mais sobre nossa viagem fantástica por Malta.