Vestígios romanos em Barcelona, uma caminhada através do tempo
Novembro 28, 2016 0 Por Christian Gutierrez e Priscila GutierrezVestígios romanos de Barcelona, uma caminhada através de Barcino a antiga cidade romana que deu origem a Barcelona. Morando em Barcelona você descobre uma outra cidade, que vai muito além dos prédios de Gaudí (Sagrada Família, Casa Milá, Casa Batló e Parque Guell), das Ramblas, do Barcelona FC, das praias e da vida noturna agitada da cidade. A maioria das ruas mais conhecidas de Barcelona, rua Hospital ou Paseo de Gràcia, estão construídas em cima de ruínas romanas.
A melhor maneira para entender o que era a cidade romana é bom percorrer a zona da muralha antiga da cidade.
Por este caminho encontraremos todos os tipos de vestígios romanos.
Um bom lugar para começar o passeio é na rua Paradis, rua que fica atrás da Catedral de Barcelona e perto da Praça de Sant Jaume, lá você verá gravado no chão uma placa que indica o centro exato de Mons Taber (primeiro assentamento romano, Barcelona no passado na época romana chamava Barcino) ali está o Templo Romano de Augusto.
A rua Llibreteria, era originalmente o Cardus Maximus, a rua principal que conduz a Roma.
Seguindo em direção a Praça del Rei, fica o Museu de História de Barcelona (ruínas romanas), que abriga uma escavação subterrânea um dos maiores sítios romanos da Europa com mais de 4.000m2 de ruínas romanas.
Indo para a rua Tapineria encontraremos a Praça Ramon Berenguer aqui fica o maior trecho de Muralha Romana que ainda está em pé, e está ligado ao Palau Real.
Na rua Capellans com a rua Duran i Bas, existem quatro arcos do aqueduto.
Virando à esquerda e em direção ao Portal de l’Angel, chegamos na praça Vila de Madrid, onde é a necrópole romana, com sepulturas visíveis.
Voltando para a catedral, na rua de la Palla, e um pouco mais para frente, encontramos vestígios da Muralha Romana que foram descobertos na década de 80.
Ao lado da Catedral de Barcelona, encontramos vestígios do Aqueduto Romano.
No número 4 da rua dels Banys Nous encontramos La Granja, um café agradável que abriga um fragmento da Muralha Romana na parte de trás.
Seguindo em frente até chegar na rua Milans, vire à esquerda para Gignas e no cruzamento com a rua Regomir encontrará os restos da Quarta Porta do mar, com vista para a praia e para o estaleiro romano.
Caminhamos pela rua Regomir para visitar uma das relíquias mais importantes de Barcino, o Pati Llimona, este centro cívico é construído sobre as Ruínas de uma casa de Banho romana que datam do primeiro século
Depois na rua Correu Vell para encontramos mais fragmentos da antiga muralha e da praça Traginers onde veremos mais um sinal do passado da cidade, uma Torre Romana e uma borda da parede de pedra, em perfeito estado de conservação.
Chegando à Praça de l’Àngel caminhe pela rua Sots-Tinent Navarro, que também tem uma vasta extensão de Muralhas Romanas. Link para ver o mapa.
É possível encontrar ruínas romanas em Barcelona?
Sim, em alguns lugares de Barcelona se pode encontrar ruínas romanas, conforme falamos com mais detalhes no post acima