Viajar em um Motorhome, uma janela com vista para o Mundo
Dezembro 26, 2019Sempre sonhamos em fazer uma viagem em um Motorhome e nesse ano realizamos esse sonho, foi uma viagem curta, de apenas 4 dias pelo interior da Catalunha, na Espanha, mesmo com esse pouco tempo foi o suficiente para saber que viajar em um motorhome é maravilhoso.
O sonho de viajar de Motorhome eu (Chris) tenho desde criança, mas depois que viemos morar na Europa, há 5 anos, primeiro moramos por 1 ano em Dublin e há 4 anos moramos em Barcelona, aumentou muito esse desejo e, a Pri também começou a ter essa vontade, já em Dublin começamos a acompanhar um casal que vivia em um motorhome e a partir daí colocamos na cabeça que faríamos essa viagem.
No ano passado fomos em uma feira em Barcelona de autocaravanas (é como se chama motorhome na Espanha), para conhecer como era um por dentro, ver o espaço, os modelos de motorhome e tudo mais.
Assim depois de conhecermos um pouco mais sobre, chegou esse ano e alugamos um motorhome para viajar no feriado de novembro, aqui na Europa tem muitas empresas que alugam, mas também podem ser alugados com particulares em aplicativos como Yescapa e SocialCar. Nessa primeira viagem alugamos com uma empresa chamada AlquilaMeYa, eles ofereciam um bom preço com alguns itens incluídos muitos importantes, como itens de cozinha (pratos, panelas e utensílios), roupa de cama e banho, além da limpeza exterior e a interior era só fazer uma limpeza básica, na volta entregamos tudo limpo, com isso damos nossa primeira dica, muito cuidado na hora de alugar, leia bem o que está incluído e quais são os extras que tem que pagar para não cair em uma furada, temos conhecidos que tiveram que pagar 150,00 euros pela limpeza exterior fora os extras de itens básicos como pratos, roupas de cama e banho, para essas pessoas acabou saindo bem caro.
Como sempre planejamos muito nossas viagens, já sabíamos várias dicas e informações importantes para poder fazer essa viagem, por exemplo qual o tipo de carteira de motorista é necessária para dirigir um motorhome, nesse link contamos mais, também faremos uma série de posts sobre motorhome, itens como:
- Aquecimento no Motorhome
- Como é cozinhar em um Motorhome?
- Como funciona a energia elétrica de um Motorhome?
- Depósito de água limpa do Motorhome
- Depósito de água suja do Motorhome
- Como esvaziar o depósito de água suja do Motorhome?
- Depósito de resíduos do banheiro/privada do Motorhome
- Como esvaziar o depósito de resíduos do banheiro/privada do Motorhome?
- Modelos de Motorhome
- Diferença entre Trailer, Motorhome e Camper
- Painel de controle do Motorhome
- Qual o tipo de habilitação necessária para dirigir um Motorhome?
- Sinalizações de trânsito específicas para Motorhome
Voltando a falar sobre a nossa primeira viagem de Motorhome, o pegamos na quinta à tarde, pedimos para a empresa de aluguel entregar o carro no aeroporto de Barcelona, já que muitas empresas ficam fora da cidade, fizemos uma inspeção de todos os itens e se tinha algum risco ou amassado, o moço que nos entregou o motorhome nos mostrou como mexer em alguns itens e já fomos para a estrada, mas antes passamos no supermercado para abastecer a geladeira com bebidas e comidas já que lá tinha tudo para guardar e fazer a comida.
Como pegamos o Motorhome no meio da tarde umas 16h, pois antes, eu Chris, estava trabalhando e em novembro o sol se põe mais cedo, em torno de 18h, escolhemos parar em um lindo lugar perto de Barcelona que são as montanhas de Montserrat, preferimos fazer assim por ser a primeira vez que estávamos dirigindo praticamente um “caminhãozinho” já que o motorhome que alugamos foi o modelo Rimor Katamarano 9 que tem mais de 7 metros de comprimento, só para ter uma ideia é o mesmo tamanho de dois carros pequenos e de altura tem quase 3 metros, não queríamos andar e estacionar durante à noite então paramos em um lugar lindo, no parque nacional de Montserrat com vista para as lindas montanhas, os lugares que paramos selecionamos a partir de um aplicativo especializado em viagens com motorhome o park4night.
Nesse dia aproveitamos o pôr do sol ali e ficamos embaixo de um “toldinho”, colocamos mesa e cadeiras que tinha no motorhome, fizemos nosso jantar e comemos ali mesmo para aproveitar essa liberdade de ter uma janela com vista para o mundo.
2º dia vimos o Sol nascer, coisa que não vemos tanto, (gostamos de acordar mais tarde rsrs) fomos caminhar pelas montanhas de MontSerrat, que já tínhamos conhecido a parte onde está o monastério, mas o caminho da base não. Ficamos ali só de manhã, pois o destino final desse dia era ir para Congost de Mont-Rebei, uma região de lagos e cânions espetacular.
Chegamos lá na hora do almoço, mas sofremos um pouco com um carro tão grande e os últimos quilômetros eram de estradas bem estreitas (cabia somente um carro) foi um aventura, um pouco antes de chegarmos no lugar que íamos estacionar acabamos dando uma pequena ralada no motorhome nessa estradinha estreita, um carro que estava vindo no sentido contrário não deixou espaço suficiente para nós passarmos, nós só percebemos a ralada quando chegamos no estacionamento, que por sinal era grande, mas nessa hora todas as pessoas do mundo parecia que estavam estacionadas ali e quando chegamos viramos a atração do lugar, pois éramos o maior que estava ali rsrs, tivemos que fazer várias manobras até que o estacionamento esvaziou um pouco depois de 1h que já estávamos ali, aventuras que ficam para a historia, mas enfim paramos o carro almoçamos na nossa mesinha e cadeirinhas com uma nova vista maravilhosa para o mundo.
Depois fomos caminhar por Congost de Mont-Rebei mas foi mais para dar uma conhecida pois a caminhada para conhecer esse lugar seria durante todo o dia seguinte, já que são uns 16km de trilhas.
De novo fizemos nossa jantinha e ficamos na varanda, mas nesse dia aconteceu um dos problemas por sermos novatos nesse tipo de viagem, primeiro, o depósito de água suja lotou e tivemos que dar um jeito de esvaziar no meio do nada e já estava noite, mas tinha um local para fazer isso como em outros estacionamentos de Motorhome, o outro problema e esse um pouco mais grave, foi que no final do banho da Pri acabou a água do reservatório de água limpa e eu Chris, tive que tomar banho com a água que tínhamos para beber, usamos a água como se estivéssemos em casa e aprendemos que não é assim, então acabou antes do tempo, coisas de marinheiros de primeira viagem.
3º dia fizemos uma caminhada de mais de 16Km pelo parque do Congost de Mont-Rebei, com vistas espetaculares, mas isso contaremos em outro post para não deixar este longo.
Como estávamos sem água no motorhome tivemos que ir embora de lá no final da tarde antes de escurecer e parar em um novo lugar, mas antes precisávamos parar em um posto de gasolina para colocar água no depósito.
Paramos em uma linda cidade medieval não muito longe de Congost, na cidade de Badarguer onde sabíamos que tinha um bom estacionamento dentro de um lindo parque, com vista para a cidade medieval e para o rio que corta a cidade, lá paramos e curtimos mais uma vez uma linda nova vista.
4º dia fomos conhecer Badarguer, essa super charmosa cidade medieval que contaremos em breve sobre o que fazer por lá.
No meio da tarde voltamos para Barcelona que já era o dia de devolver nossa casa sobre rodas que tanto amamos e já estamos planejando quando viajaremos outra vez com ela.
Continue acompanhando nossos posts sobre motorhome e muitas outras viagens que fizemos com dicas que sempre damos aqui no TurMundial.
De mais! Nós temos uma kombi e damos uns roles de vez em quando! Já dá pra ter uma base! hehe.
Aí na Europa a cultura do Motorhome é mais avançada, além da segurança ser maior.
Também temos o sonho de viajar com um motorhome, mas isso para um futuro mais distante. Vou acompanhar a série de posts! Abraços!
Oi Itamar, obrigado pela visita. Realmente viajar de motorhome é uma maravilha.
Este é um desejo bem antigo que tenho para realizar… Está cada vez mais próximo 🙂 Entusiasmaram-me!
Rui, bora planejar esse desejo.
Que momentos fantásticos vocês passaram, fizeram me recordar a minha viagem de auto caravana em familia.
Que legal te fazer recordar de uma viagem íncrivel
Um dia também quero experimentar uma viagem de motorhome, mas acho que não conseguia viver numa
Viver talvez seja uma experiencia um pouco mais dificil.
Eu tenho muita curiosidade nesse tipo de viagem, mas confesso que tenho medo de dormir no veículo, rs. Vocês se sentiram realmente seguros?
Fabíola, é super seguro não tivemos medo de nada, e em quase todos os lugares tem outros motorhome estacionados.
Há tempos queremos fazer uma viagem de motorhome mas ainda não nos aventuramos nessa rsrs. O post de vocês é muito útil, principalmente por contar sobre os problemas que tiveram, como a água que acabou antes do esperado rsrs. É realmente importante sabermos que não podemos usar a água como usamos em casa. Obrigada por compartilhar a experiência.
Obrigado pela visita Sil.
Deve ser uma experiencia bem interessante viajar de motorhome, mas embora tranquilo tem que ir preparado para perrengue também, como a água.
Diego, nas viagens sempre temos que estar preparados para os contratempos.
Ainda não fiz uma viagem de MotorHome. Mas tenho muita vontade de fazer. Pretendo fazer o sul do Canadá ?
O Canadá deve ser um país excelente para uma viagem de Motorhome
Viajar de motorhome deve, realmente, ser uma experiência e tanto! Não fazia ideia que havia tantos detalhes. Adorei as dicas! Obrigada por compartilhar!
Obrigado pela visita Maria.
Aqui na Holanda é bem popular viajar de motorhome, por ser bem mais econômico. Um dia quero fazer uma viagem assim também, ainda mais com uma rota tão linda como a que vocês fizeram!
Holanda é um países que também queremos viajar de motorhome.
Danke für diesen schönen Artikel und die tollen Fotos. Meine Freundin und ich wollen umbedingt auch eine Reise im Wohnmobil machen und sind jetzt schon am planen. Die Gegend um Mont-Rebei sieht wirklich toll aus. Seen und Schluchten faszinieren mich einfach.
Gute reise